Governador de Alagoas debateu temas como Amazônia azul, economia do mar e turismo náutico
O governador Paulo Dantas recebeu o novo capitão de fragata dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, e os representantes da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), na tarde desta quinta-feira (29), no Palácio República dos Palmares. Durante o encontro, foram discutidos assuntos relacionados à cultura oceânica, a exemplo de temas como Amazônia azul, economia do mar e turismo náutico. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Silvio Camelo, responsável por intermediar a visita.
Paulo destacou a importância do encontro e da discussão da promoção de uma mentalidade marítima no estado. “É importante essa ação de conscientização e preservação dos oceanos, uma vez que muitas famílias tiram seus sustentos do mar, através da pesca. Além disso, o mar é um local de lazer, transporte. Do mar também extraímos petróleo. Por isso é importante ampliar a visão da importância do mar, que vai além dos benefícios para o turismo e a economia local”, disse.
Rodrigo Garcia destacou os três pilares de atuação da Marinha, em Alagoas, que são a segurança na navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica. O capitão disse ainda que já tem mantido contato com o Batalhão de Polícia Ambiental, o Instituto do Meio Ambiente, no estado, e o ICMBio Costa dos Corais, visando fortalecer a rede de conscientização e proteção ambiental.
“A Marinha preza muito pelo relacionamento com as instituições. E esse encontro com o governador contribui para uma ação mais efetiva em prol da vida marítima, pois Alagoas conta com 250 quilômetros de costa marítima, 280 quilômetros de extensão do Baixo de São Francisco, e um amplo complexo lagunar”, disse.
O presidente da Soamar, Paulo Hansen, também destacou a importância da harmonia entre as instituições governamentais, a sociedade civil e a Marinha, com o objetivo de desenvolver ações efetivas de proteção das riquezas marítimas. Ele fez questão de destacar a iniciativa do governador que sancionou lei, em outubro do ano passado, instituindo a ação de promoção à cultura oceânica nas escolas públicas e privadas do estado.
“Alagoas saiu à frente de todos os estados do Brasil na questão da cultura oceânica para conectar ainda mais as pessoas com o ecossistema marítimo, através da formação de profissionais, como está sendo feito pala Universidade Federal de Alagoas”, disse.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário