Palmeira dos Índios recebe I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Planalto da Borborema


Evento reunirá gestores de equipamentos culturais de 15 municípios; evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa

O município de Palmeira dos Índios será o anfitrião do I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da região do Planalto da Borborema. O evento, realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), vai acontecer no próximo dia 10 de maio, no Auditório da nova Escola Municipal Prof°. Marinete Neves, no Bairro Vila Maria.

 

O projeto, uma iniciativa do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, propõe fortalecer a integração e colaboração entre os espaços culturais, além de sensibilizar sobre a importância na preservação da memória cultural local.

 

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, gestores das principais bibliotecas e museus dos municípios da região estarão reunidos no encontro dedicado à troca de ideias e estratégias. “Nosso objetivo não é apenas ampliar o alcance e a eficácia desses equipamentos culturais, mas também fortalecer os laços comunitários e celebrar a diversidade de nossa história local”, destacou.

 

Durante a semana, uma série de visitas técnicas será realizada às bibliotecas e museus localizados nos municípios de Palmeira dos Índios, Viçosa, Quebrangulo e Mar Vermelho. Segundo a coordenadora dos sistemas estaduais de bibliotecas e museus, Mira Dantas, essas visitas têm o propósito de proporcionar um levantamento abrangente sobre a realidade de cada instituição. “Através da aplicação de um questionário, captura de fotografias e a presença física da coordenadora e bibliotecária dos Sistemas, buscamos compreender a importância desses equipamentos culturais e oferecer atividades que atendam às necessidades da comunidade local”, destaca Mira Dantas.

Confira a programação do encontro:

 

9h – ABERTURA

Apresentação cultural

9h30min – Palestra sobre a importância da Biblioteca e Museus para o desenvolvimento social e cultural dos munícipes;

10h – Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.

11h – Coffee break

11h15 – Bate-Papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.

12h – Encerramento com entrega de kits de livros

12h30 – Visita a Casa Museu Graciliano Ramos

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Encceja: exame de certificação do ensino fundamental ou médio está com inscrições abertas
Próximo Porto de Pedras expôe case de sucesso Patacho em evento nacional do Bandeira Azul

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *