“O Corujão da Saúde transformou a minha vida”, diz maceioense com diagnóstico de fibromialgia


Programa já possui 24 postos com horário estendido, das 7h às 21h, e já ultrapassou mais de 500 mil atendimentos

“Foi aqui no posto que descobri a fibromialgia, o Corujão da Saúde transformou a minha vida”, diz Mônica Lins, que mesmo realizando exames e consultas particulares, foi no atendimento público, na UBS Durval Cortez, no bairro do Prado, que recebeu o diagnóstico de fibromialgia.

Por cuidar do filho e do neto, que é autista, Mônica não tinha oportunidade de ir ao médico durante o dia e viveu anos tentando enfrentar a dor. Quando descobriu o Corujão da Saúde, passou a ser atendida no horário noturno por um reumatologista.

Emocionada, Mônica destaca que todos os exames e as consultas foram realizadas de forma humanizada e, finalmente, conseguiu receber o tratamento adequado para cuidar da saúde.

“Eu comecei a sentir muitas dores no corpo, fiz exames particulares, mas não tinha condições de continuar. Moro no Prado e quando descobri que o posto tinha estendido o horário, fui me consultar. Me surpreendi com o cuidado do reumatologista, porque as pessoas não davam importância para a dor que eu estava sentindo. Ele me ouviu e após uma série de exames, fui diagnosticada com fibromialgia e o tratamento que venho fazendo é o que me faz ficar de pé”, afirma.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia. A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão.

Graças aos investimentos da gestão do prefeito JHC na saúde, a comparação do atendimento particular com o público está avançando. Com a implementação do Programa Corujão da Saúde, maceioenses que possuem uma rotina intensa de trabalho durante o dia também podem contar com o cuidado humanizado e acolhedor de profissionais capacitados no período noturno, além de distanciar a preocupação por um tratamento seguro e eficaz.

O Corujão da Saúde já possui 24 postos com horário estendido, das 7h às 21h, e já ultrapassou mais de 500 mil atendimentos. O atendimento é realizado por demanda espontânea, basta apenas ir ao local munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Madja Maria também foi beneficiada por essa ampliação. Ela é proprietária de um salão de beleza e trabalha das 9h às 18h. Antes do Corujão, a cabeleireira suspendia os atendimentos para cuidar da saúde, prejudicando também a renda familiar.

“Eu não conseguia cuidar da minha saúde de forma adequada porque sou autônoma. Quando não tinha o Corujão, eu tinha que fechar meu salão para ser atendida, para dar vacina nas minhas filhas ou acompanhar minha irmã no psicólogo. Com esse horário estendido, ficou bem mais fácil cuidar da saúde e não interfere na renda do salão. Espero que todos aproveitem a oportunidade que está sendo dada para ter esse momento de autocuidado, porque antes era difícil sem ele”, pontua.

A diretora da UBS Durval Cortez, Patrícia Marques, destaca que nunca viu tantas mudanças realizadas na área da saúde em prol dos servidores e maceioenses.

“Foi um ganho muito grande. A gente sente vontade de melhorar todos os dias. Eles deram oportunidade para termos mais empatia com a população e enxergarmos a vida de outra forma. Com o prefeito JHC, a grande mudança de fato foi o serviço oferecido porque em todas as outras gestões, falando como servidora e cidadã, nunca se viu tanta coisa feita na área da saúde. Temos serviço de qualidade e profissionais humanizados. Hoje nós somos reconhecidos como profissionais porque ele dá esse respaldo para a gente e consegue visualizar o que temos feito dentro do serviço”, pontua.

Nas unidades com Corujão, os usuários também podem contar – tanto no horário normal de funcionamento quanto no período noturno – com atendimentos odontológicos, consultas de enfermagem, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, além de atendimentos preventivos em hanseníase e tuberculose.

Veja abaixo em quais unidades você pode buscar atendimento do Corujão da Saúde:

– UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);

– UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

– UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– UBS José Tenório (Serraria);

– UBS Durval Cortez (Prado);

– UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);

– UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);

– UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);

– UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);

– UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);

– USF Jorge David Nasser (Ipioca);

– USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);

– UBS Jardim São Francisco (Levada);

– UBS Felício Napoleão (Jacintinho);

– URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);

– URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);

– URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);

– UBS João Macário (Santos Dumont);

– UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);

– USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);

– UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);

– UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);

– UBS Roland Simon (Vergel);

– UBS Geraldo Melo (Bom Parto).

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)

Fonte: Secom Maceió

Anterior Ginásio Arivaldo Maia sedia competição de Handebol Infantil Feminino, em Maceió
Próximo Hack Massa: maratona de inovação em Maceió vai buscar soluções contra o câncer

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *