Ação garantiu acesso a consultas com médico veterinário, prescrição de receitas, encaminhamentos e palestras sobre saúde animal
O objetivo do projeto é garantir uma ação educativa com palestras sobre temas importantes que envolvem a saúde animal e realizar atendimento clínico veterinário domiciliar em todas as áreas de atuação das equipes eNASF Maceió.
“Estamos iniciando este projeto de integração entre todas as equipes eNASF Maceió, no qual trouxemos atendimento clínico veterinário até a USF Ouro Preto com palestras educativas para as comunidades. Nosso intuito é garantir o acesso das comunidades à assistência veterinária básica e transmitir informação sobre assuntos relevantes relacionados à saúde animal”, destaca o médico veterinário do eNASF 4 e autor do projeto, Lindomar Machado.
Assuntos como posse responsável de animais domésticos, direito dos animais, maus tratos e suas consequências, esporotricose, castração, vacinação, vermifugação de cães e gatos e controle de zoonoses foram abordados durante a atividade na unidade. Além disso, a ação possibilitou consultas do médico veterinário, prescrição de receitas e encaminhamentos. Ao todo, foram realizadas 30 avaliações aos animais com seus respectivos tutores.
“A ação foi de extrema importância, pois o médico veterinário da equipe NASF desenvolve ações que promovem não só a saúde animal, mas também, a saúde ambiental e humana. Então, é relevante destacar que a Medicina Veterinária tem uma correlação com a saúde pública, visto que a promoção e a proteção da saúde e do bem-estar de cada animal reflete na qualidade de vida e saúde da comunidade. E em ações, como a de hoje, os tutores são informados acerca da posse responsável”, enfatiza a responsável técnica pelas equipes NASF, Kelly Luz.
O projeto de integração entre todas as equipes eNASF Maceió visa promover a ação todos os meses, levando o atendimento clínico veterinário domiciliar e palestras educativas nas Unidades de Saúde da Família.
Como surgiu o projeto
No mês de fevereiro de 2022 houve uma ação integrada com a equipe eNASF 4 e 5 voltada à promoção da saúde animal na USF Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra. A ação conseguiu integrar a palestra em sala de espera, com envolvimento da maioria dos profissionais da unidade e usuários do SUS. Na ocasião, foi realizado atendimento clínico veterinário domiciliar na região, que possibilitou o atendimento de uma família com casos graves de comorbidades e o atendimento em uma residência que possuía a criação de 18 animais.
Segundo Lindomar Machado, o resultado da ação foi positivo para os usuários e profissionais da unidade, visto a grande necessidade da população maceioense por assistência veterinária.
“A necessidade da população de Maceió por assistência veterinária é imensa. O resultado dessa ação foi bem positivo e gerou alguns resultados concretos, a exemplo de um paciente canino salvo, a ampliação da consciência da comunidade quanto às várias doenças e zoonoses, acesso a informações quanto ao que determina a legislação municipal em relação a maus tratos, posse responsável, vacinação de cães e gatos e o acesso à castração gratuita em Maceió”, afirma.
O veterinário ainda ressalta que tais ações já eram realizadas pelo eNASF 4, no bairro Benedito Bentes, mas observa a importância do projeto se expandir para todas as equipes eNASF Maceió.
“Levar esta assistência veterinária básica para todas as equipes eNASF Maceió é uma possibilidade importante de ser concretizada. Neste momento, efetivando o projeto de atendimento clínico veterinário domiciliar, que já funciona na área de atuação da equipe eNASF 4 no Benedito Bentes”, complementa.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário