No Dia da Árvore, alunos da Escola Anne Lyra conhecem o Arboretum da Ufal


Com direito a plantio de árvore nativas e trilha ecológica, estudantes aprendem sobre a importância do meio ambiente

Estudantes da escola municipal Elizabeth Anne Lyra visitaram o Arboretum da Ufal. Foto: Cortesia
Cinquenta alunos do 4º ao 8º anos da Escola Municipal Drª Elizabeth Anne Lyra, localizada no Benedito Bentes, conheceram, nessa quinta-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvores, o Arboretum da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O momento teve como objetivo conscientizar os estudantes acerca da importância de conservar e preservar o meio ambiente.

Durante a trilha ao espaço, os estudantes conheceram várias espécies de árvores, tiraram dúvidas sobre o ecossistema e plantaram algumas mudas de plantas nativas como forma simbólica de celebrar a data.

Segundo a coordenadora da coordenação técnica de educação ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semed), Christianne Rodrigues, os estudantes foram sensibilizados para importância que a vegetação tem na sociedade e na vida das pessoas. “Os alunos do matutino e do vespertino dessa escola tiveram uma vivência num ambiente de muitas árvores. A ideia era que eles tivessem mesmo uma aula de campo”, afirmou a coordenadora.

A professora da escola Anne Lyra, Maria Lúcia Eustáquio da Silva, disse que amou conhecer o Arboretum e tem certeza de que ao alunos tiveram um dia especial para recordar de todo o aprendizado sobre a preservação da natureza.

“Estamos trabalhando o tema na sala de aula e isso é muito importante. Quando voltarem para a sala de aula irão fazer um relatório, pois conheceram árvores que nunca tinham conhecido, tiveram contato com a natureza, puderam ouvir o som da natureza, puderam sair do chão da escola. Essa ação é muito importante. Espero que todos os anos proponham essa iniciativa. Estou muito feliz por nossa escola ter sido a escolhida”, afirma a professora.

O aluno Everton Correia da Silva, do 5º ano, avaliou a visita como muito proveitosa. Ele gostou de conhecer um pouco da reserva florestal e disse que aprendeu muito no passeio. “É importante cuidar da floresta. Aprendi bastante coisa”, confirmou o estudante.

Para o estudante João Miguel Lourenço dos Santos, as árvores são muito importante porque produzem oxigênio. “A gente pode plantar mais árvores para poder ter muito mais oxigênio. Eu gostei de vir para cá, porque aprendi sobre árvores exóticas e invasoras e também por ter saído da sala de aula”, frisou.

Ação de conscientização

A atividade, ainda de acordo com Christianne Rodrigues, foi referenciada ao projeto das datas de sensibilização do meio ambiente. Além da visitação do Arboretum da Ufal, a coordenação de educação ambiental da Semed promoveu uma ação de conscientização, no prédio-sede, destinada aos servidores.

“Aproveitamos para reforçar aos técnicos da Semed a importância de cuidar do meio ambiente que vivemos e falar que a educação ambiental pode ser desenvolvida nessas datas e em momentos comemorativos com o intuito de alertar para necessidade de conversação do ambiente em que vivemos”, ressaltou.

A ação foi realizada em parceria com o Parque Municipal, que enviou algumas mudas de plantas nativas para serem doadas aos servidores. “Fizemos um plantio simbólico e, ao mesmo tempo, a integração dos técnicos da Semed. Gostaríamos de saber como eles estão colaborando com a conversação do ambiente e suas atitudes, porque não é só lembrar das datas comemorativas, mas, também, precisamos mudar as nossas atitudes. Esse momento é de celebração e de alerta”, entende Christianne Rodrigues.

Fonte: Ascom Semed

Anterior PSF do Alto de Paripueira recebe palestras sobre o Setembro Amarelo
Próximo Crianças aprendem sobre educação no trânsito com projeto Agente Mirim

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *