Mulheres ocupam cada vez mais espaço no artesanato alagoano


Indo na direção do empoderamento e da igualdade social e de gênero, as mãos talentosas que bordam, esculpem e moldam o artesanato alagoano são de maioria feminina. Segundo dados do programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), dos 17 mil artesãos cadastrados, mais de 14 mil são mulheres que trabalham com as diversas tipologias artesanais.
Para a secretária da Sedics, Caroline Balbino, esse crescimento do número de mulheres dentro do setor reflete os ideais defendidos pelo Governo de Alagoas.
Na Associação Casa do Bordado, em Entremontes, as mulheres estampam as histórias do povoado nas linhas do Redendê, há 22 anos. O povoado é marcado por construções coloniais e pelas bordadeiras, que passam o conhecimento de geração a geração, perpetuando o feito à mão na comunidade.
“Esse é um número que reflete o cenário de Alagoas, onde, cada vez mais, o Estado promove a construção de políticas públicas para que as mulheres alcancem meios de sustentar suas famílias, ter renda e participar ativamente da economia do nosso estado. Diante das ações que estamos desenvolvendo através do programa Alagoas Feita à Mão, essas mulheres só têm a ganhar. O artesanato alagoano é rico em cores, tipologias e tem um caminho lindo para percorrer”, destaca ela.
uma responsabilidade e uma sensação de grupo pra a gente. Hoje fazem 22 anos que a gente tem reunião e nos tornamos uma família”, conta Anália Oliveira Lisboa, presidente da Associação.
Carteira Nacional do Artesão
Através do Alagoas Feita à Mão, os artesãos e as artesãs têm acesso ao cadastro e aos diversos benefícios da Carteira do Artesão. Através do programa, as inscrições são realizadas nos mutirões de cadastros nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira. Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção, além de e um comprovante de residência e documento com foto.
Anterior Concurso da Ufal oferece 35 vagaa médio/superior com salário de até R$ 4,5 mil
Próximo O Caminhada de Caio Uchôa para ser o escolhido pelo grupo de Henrique Vilela

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *