Iniciativa permanece até a quinta (14) em frente ao Cras Terezinha Normande
Moradores do Jacintinho foram beneficiados, nesta quarta-feira (13), com uma ação do Cadastro Único de Maceió. Os atendimentos foram realizados na unidade móvel, em frente ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Terezinha Normande.
Os interessados devem levar os documentos pessoais e dos demais integrantes da família. São distribuídas até 100 fichas em cada dia de atendimento. A ação continua nesta quinta-feira (14), no mesmo local, a partir das 8h.
Niedja Câmara exaltou a eficiência no atendimento humanizado da Prefeitura de Maceió. “Estou muito contente com essa ação que facilitou muito a minha vida e só tenho a agradecer ao Prefeito JHC e à Semdes por proporcionar um atendimento tão bom, atualizando o nosso cadastro e tirando as dúvidas. Estão de parabéns”, ressaltou.
A comunidade contou com serviços do Cadastro Único com inscrições e atualizações cadastrais do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientações sobre os programas sociais do Governo Federal, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Renova, Poupança Ensino Médio, Carteira da Pessoa Idosa e Isenção de Taxa em Concursos Públicos.
A técnica do Cadastro Único de Maceió, Sanderléia Silva, falou sobre a importância da ação. “Sabemos que é um serviço primordial para os maceioenses e por isso viemos aqui à comunidade, ofertar nossos serviços itinerantes facilitando os atendimentos e deslocamento dos moradores”, destacou.
PROCAD-SUAS
A ação faz parte programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), criando oportunidades para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.
A iniciativa visa atualizar e regularizar os cadastros unipessoais, visto que existe um volume significativo desse tipo de registro e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas, permitindo que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.
O PROCAD-SUAS também tem o objetivo de fazer busca ativa de famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, em especial a população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil também são públicos prioritários do programa.
Fonte: Ascom Semdes
Sem Comentário