Organizado pelo SEST/SENAT, evento reuniu 50 empregadores que oferecem mais de 2 mil vagas em empresas de transporte e logística
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou na manhã desta sexta-feira (15), em São Paulo, do feirão Emprega Transporte, organizado pelo Sest/Senat e pela Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo e Região (Fetcesp). O evento reuniu cerca de 50 empresas que oferecem, juntas, mais de 2 mil vagas no setor de transporte e logística para trabalhadores em busca de emprego.
“A feira aproxima cidadãos que buscam emprego e empregadores que oferecem vagas de trabalho. A intenção é ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho e oferecer cursos de capacitação aos candidatos que não conseguem vagas por falta de qualificação”, explicou o ministro na abertura do evento.
Aos participantes, Luiz Marinho destacou que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece diversos cursos profissionalizantes, especialmente na área digital, por meio de parceria com a Microsoft, via Escola do Trabalhador 4.0. A plataforma disponibiliza gratuitamente, de forma online, 5,5 milhões de vagas em 176 cursos na área de tecnologia da informação.
“Estamos focados em eliminar o analfabetismo digital, oferecendo cursos gratuitos que vão do letramento digital a níveis avançados, como inteligência artificial e desenvolvimento de software. Mais de 1,82 milhão de pessoas já se inscreveram e mais de 250 mil delas já concluíram cursos de letramento digital e produtividade em todo o país”, ressaltou.
Após concluir o curso, o aluno realiza uma prova online e precisa atingir pelo menos 50% de acertos para obter a certificação da Microsoft. As aulas são flexíveis e podem ser acessadas de qualquer lugar, pelo computador ou smartphone. Os inscritos também têm acesso ao pacote Office 365 para praticar o conteúdo aprendido. Acesse a plataforma e inscreva-se aqui .
Projeto nacional
O feirão começou às 9h, em Vila Maria, região que concentra grandes empresas e entidades do setor de transporte, e já contava com mais de 3 mil pessoas cadastradas para concorrer às vagas durante todo o dia.
Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, “a feira oferece aos visitantes a possibilidade de participar de processos seletivos no local, aumentando as chances de conquistar uma vaga nas mais de 50 empresas de transporte presentes ao evento”. A ação integra o projeto nacional Emprega Brasil, do SEST/SENAT, que tem o objetivo de gerar oportunidades e impulsionar a qualificação profissional. A previsão é realizar, ainda este ano, cerca de 60 feiras de emprego em todo o país.
Por meio de parcerias estratégicas e acordos de cooperação técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego, a plataforma Emprega Transporte está integrada ao Sine, ampliando o alcance e os resultados para empregadores e candidatos. Pelo sistema, o trabalhador tem acesso a diversas vagas e aos cursos de qualificação profissional oferecidos na plataforma.
Carteira assinada
O ministro também ressaltou o bom desempenho do emprego no país, que alcançou em junho um total de 48,4 milhões de postos formais, sendo mais de 4 milhões gerados apenas no atual governo. Ele destacou, especialmente, o interesse dos jovens pelas vagas com carteira assinada.
“Vejo muita gente dizendo que os jovens não querem emprego formal, o que não é verdade. Os dados do Novo Caged, que mede o emprego formal no país, demonstram que mais de 80% das vagas formais são para a faixa etária de até 24 anos. O que o jovem não quer é emprego que paga pouco pelo seu trabalho. Ofereça um bom salário que você terá mão de obra jovem”, acentuou o ministro.
Segundo dados do Novo Caged, no primeiro semestre de 2025 foram geradas 1,2 milhão de vagas de emprego no país, com saldo positivo nos cinco grandes setores da economia. “Somente em junho geramos mais de 166 mil novas vagas com carteira assinada”, frisou Luiz Marinho.
Fonte: GOV.BR
Sem Comentário