Votação popular está aberta pelo site da instituição até 27 de março
Uma das principais intervenções urbanas da capital alagoana concorre este ano a um renomado prêmio de arquitetura europeu. O Prêmio ArchDaily Brasil – Obra do Ano premia projetos em 19 categorias por voto popular em países lusófonos e o Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde, em Maceió, é um dos concorrentes.
A primeira etapa de votação, para selecionar 15 finalistas, acontece até 27 de março e permite votar no mesmo trabalho mais de uma vez, mas apenas uma vez por dia. O anúncio final dos vencedores da segunda etapa será realizado em 4 de abril, no site da ArchDaily Brasil. Para votar no projeto alagoano, é só clicar aqui.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o Marco dos Corais foi concebido para ser um ponto de referência na capital com o mínimo de intervenção urbana possível.
“Além de explicar um pouco sobre a Costa de Corais, tão importante para garantir nossas águas calmas, mornas e cristalinas, o mirante sobre o mar, funciona também como um espaço de contemplação tanto para o mar como também para a cidade, já que possui muitos espaços de vidros, estrutura de tons neutros e mobiliário urbano discreto e de alta resistência para contemplação do vista privilegiada”, explicou Bárbara.
O projeto concorrente ao prêmio foi elaborado pelo escritório de arquitetura alagoano Angeli Leão, e posteriormente doado ao Governo de Alagoas, que executou a obra por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra). Inaugurado em 2022, o Marco dos Corais conta com uma instalação em luzes de fibra óptica que formam uma rosa dos ventos, apontando, a partir daquela posição, os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste.
O espaço possui ainda uma passarela de alumínio onde é possível observar a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho que mostra, com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais, a maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário