Mais de 450 gestores e técnicos participaram de live com equipe técnica do Cosems


Mais de 450 gestores e técnicos municipais de Saúde participaram nessa quarta-feira (15) da live com os apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems). A secretária executiva do Conselho Sylvana Medeiros fez a abertura da videoconferência, que tratou sobre considerações sobre as ações para o enfrentamento do Covid- 19.
A secretária executiva do Cosems representa a entidade do Grupo de Trabalho e nas discussões e encaminhamentos que a Sala de Situação – formados por representantes da entidade, da Sesau e outras instituições – delibera diariamente com foco na estruturação dos serviços de Saúde para o combate da doença no Estado.
Segundo ela, as discussões têm como foco principal assessorar tecnicamente os municípios alagoanos sobre a publicação de notas técnicas, portarias e decisões do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e demais órgãos competentes sobre a prevenção da doença. A apoiadora do Cosems Katheleen Moura apresentou o cenário epidemiológico da doença em Alagoas.
Os números de 26 de fevereiro a 14 de abril mostram que foram notificados 1103 casos suspeitos, destes 748 foram descartados por critério ambulatorial, dois por critério clínico-epidemiológico, 72 confirmados por critério laboratorial e 4 óbitos. Kathleen reforçou a importância da notificação dos casos, quem e quando devem ser notificados.
Ela expôs a Portaria nº 758 de 9 de abril deste ano sobre notificação de leitos Covid-19 que define o procedimento para o registro obrigatório de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 nos estabelecimentos de saúde públicos e privados que prestam serviços no SUS.
Kathleen reforçou que todos os hospitais públicos e privados devem fazer diariamente o cadastro e o preenchimento das informações, conforme as orientações do manual do sistema e- SUS VE. Ela destacou as situações para afastamento de profissional de saúde em grupo de risco; testes rápidos; dentre outros assuntos.
A apoiadora Mirna Vaz falou sobre o fluxo de regulação.

Fonte: Cosems

Anterior FEITO GRILO
Próximo Caos em Matriz de Camaragibe pessoas se aglomeram na Lotérica na busca dos seiscentos

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *