Cerca de 900 mil estudantes se submeterão às provas da segunda fase da olimpíada em todo o Brasil
Mais de 16 mil estudantes das redes pública e privada de Alagoas participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) neste sábado (7), a partir das 14h30. Pela rede estadual, 7.449 alunos farão a prova, que terá seis questões discursivas e três horas de duração. Além disso, 110 unidades da rede serão polos de aplicação.
Na primeira fase da olimpíada, quase 340 mil alunos de 880 escolas públicas e privadas participaram das provas aplicadas no dia 30 de maio – dentre estes, pouco mais de 150 mil eram da rede estadual de ensino.
De acordo com o coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), passam para esta fase os 5% melhores classificados de cada escola. “Na primeira fase, temos uma competição dentro das escolas, onde os melhores classificados avançam. Já na segunda fase, todos os estudantes do país competem entre si. Para se ter ideia, para se conquistar uma Menção Honrosa, o estudante terá que superar outros 340 alunos de todo o Brasil. Para a medalha de ouro, a proporção é de 1 em 36 mil”, calcula Adelailson.
A gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Emanuele Kamila Souza, destaca que a OBMEP ajuda os estudantes a desenvolverem seu potencial na matemática. “Aqui, em Alagoas, teremos mais de 16 mil estudantes participando da segunda fase da olimpíada, o que já mostra a sua afinidade e talento para a matemática. Nesta etapa, as questões são discursivas e os alunos têm a oportunidade de se desafiarem e mostrarem suas habilidades”, pontua.
SAEB
Adelailson diz que o impacto da OBMEP vai além da concessão de medalhas para os estudantes. “Os medalhistas têm a chance de concorrer a bolsas de iniciação científica e pesquisas mostram que as escolas que participam da olimpíada registraram melhoria no seu desempenho na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o SAEB”, aponta.
A gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc, Cristina Peiter, tem pensamento similar. “Ao participar da prova da OBMEP, ele poderá revisar conteúdos e ver onde apresenta dificuldades, o que permitirá a esse estudante ter um melhor desempenho nas provas do SAEB e Enem”, observa.
Brasil
De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que coordena a OBMEP, mais de 900 mil estudantes se submeterão às provas da segunda fase da olimpíada em todo o Brasil. A divulgação do resultado com a lista de medalhistas está prevista para o dia 20 de dezembro.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário