Maceió terá Dia de Conscientização sobre Doenças Raras Neuroimunológicas


Evento gratuito que acontece no próximo domingo(6), na Ponta Verde, vai reunir pacientes, profissionais de saúde e familiares em um dia de informação, acolhimento e mobilização social

Domingo, dia 6 de julho, a cidade de Maceió será palco do I Uniraros Day, evento inédito promovido pelo Instituto Uniraros em parceria com a Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semuc). A ação será realizada das 10h às 14h, na Avenida Sílvio Carlos Viana (Rua Aberta), na Ponta Verde, nas imediações do Supermercado Palato, com acesso livre ao público.

Voltado à conscientização sobre as doenças raras neuroimunológicas, como Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica e Anti-MOG, o evento busca dar visibilidade às pessoas acometidas por essas condições, que muitas vezes evoluem para quadros de deficiência. A proposta é informar, acolher e mobilizar a sociedade sobre o impacto dessas doenças na vida dos pacientes e suas famílias.

A programação conta com palestras sobre diagnóstico precoce, saúde mental e polifarmácia, além de ginástica laboral adaptada, massoterapia, circuito de saúde e bem-estar, cadastramento para serviços, sorteios de brindes, entrevistas e apresentações culturais. Entre as atrações confirmadas estão o grupo de dança Circuito Cigano, do Studio Mandala, e o cantor Márcio Cardoso, com o show “Raros é Vida”, em voz e violão.

Fundado em 2024 por Priscylla Nolasco, Maria Lúcia Albuquerque e um coletivo de alagoanos acometidos por doenças neuroimunológicas, o Instituto Uniraros nasceu com o objetivo de fortalecer redes de apoio, combater o preconceito e colaborar com o diagnóstico precoce. O evento de domingo reforça a importância da participação ativa da população, profissionais de saúde, associações e familiares na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

O Uniraros Day também se vincula às ações de saúde da Prefeitura de Maceió, sendo uma oportunidade para unir informação, empatia e mobilização social em prol dos mais de 80 mil brasileiros acometidos por essas doenças raras.

Fonte: Secom/Maceió AL

Anterior Defesa Civil de Maceió protegeu 174 pontos com lonas brancas em áreas de risco
Próximo Aluno do Acessuas Trabalho se prepara para Olimpíada Nacional de Padaria

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *