Maceió recebe neste sábado oficinas de dança Butô do Japão


Maceió vai receber no sábado (19) duas oficinas de uma das mais ricas e tradicionais manifestações artísticas do Japão: a dança Butô. Conhecida como “a dança da escuridão”, o Butô surgiu no Japão na década de 1950, criado por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, sendo um resultado filosófico da confluência das culturas oriental (tradição milenar japonesa) e ocidental (substâncias da modernidade dos anos 50).
As oficinas serão ministradas pelo artista, bailarino e pesquisador Abou Murad, que estuda o butô desde 2007 e que já ministrou diversos ateliês no Brasil e na França. A produção das oficinas com Abou Mourad é da Cia. Cínica Dança, e coordenada pelos professores do curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Isabelle Rocha (Mestre/UFBA) e Cláudio Antonio (Doutor/UFBA).
As oficinas acontecem na sede da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, sendo uma oficina pela manhã, e outra pela tarde. Pela manhã, o tema do encontro será “Dançando com as Sombras”. Já pela tarde, o foco será a temática “Dançando com os Sonhos”. Inscrições para a atividade, no valor de R$ 150 reais, podem sem feitas no link https://forms.gle/4MvPzDsUcc24ee3Y7 e mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (82) 996969912.
Abou Mourad é artista multimídia integrante da Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó, do Espírito Santo. Estudante de Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Neijing BH, Murad é licenciado em artes cênicas pela Universidade de Vila Velha (UVV/ES). Suas danças, majoritariamente improvisadas e em locais não-convencionais, foram até agora alimentadas por encontros com artistas e pensadores como Gyohei Zaitsu, Maki Watanabe, Yumiko Yoshioka, Olivier de Sagazan, Léo Bassi, Lily Curcio, Alain Alberganti, Jaya Pravaz e Vitor Carrara, entre outros.
As oficinas de Butô acontecem em paralelo ao Universidança, Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas que em 2022 chega à sua 12ª edição. O Universidança é uma atividade anual de extensão que se caracteriza como uma semana onde são expostos pesquisas e produtos artísticos.
Anterior A importância dos oceanos para a preservação da natureza
Próximo Pagamento do Programa Auxílio Brasil se inicia na próxima quinta-feira (17)

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *