Lançamento aconteceu de forma on-line; programa foca no desenvolvimento literário de jovens e crianças da rede estadual de ensino
Desenvolver o desejo de ler e potencializar a aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Este é o intuito do projeto Ler Mais Alagoas, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em live realizada na quarta-feira (30) para professores, pais e alunos. O intuito foi apresentar o novo projeto que faz parte do conjunto de ações do Programa Escola 10.
“Esse programa me deixa feliz por ser um momento de promoção à leitura para nossas escolas dentro do contexto do programa Escola 10, também levando essa ação para redes municipais. Me deixa feliz, sobretudo por um aspecto que o programa apresenta, que é o de incentivo ao consumo da produção literária de autores alagoanos. As escolas e os estudantes vão receber um pacote de autores que são da nossa terra e desconhecidos dessa nova geração, além de clássicos de literatura”, conta José Márcio, secretário Executivo da Educação.
O lançamento contou ainda com a participação do superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, do secretário de Educação do Município de Branquinha, Ednaldo Firmino e da Gerente NERD/SUPED, Danielly Verçosa. Durante o bate-papo, os profissionais esclareceram como vai acontecer o projeto nas escolas durante o ano letivo de 2022.
DISTRIBUIÇÃO
A Seduc, junto com as Gerências Regionais de Educação (GERE’s), vai orientar as escolas sobre as retiradas dos kits de leitura. Dessa forma cada unidade escolar vai assinar um termo de compromisso, o qual o responsável pelo recebimento desses materiais se compromete a fazer a catalogação e zelar pelo acervo, além de promover o acesso dos estudantes aos materiais.
Além da distribuição de materiais, a Seduc organizará oficinas nomeadas de “Biblioteca Ativa” para debater estratégias e ações sobre o programa, utilizando todo o material recebido.
CRONOGRAMA
Abril – Distribuição do acervo bibliográfico as unidades de ensino.
Abril – Catalogação do acervo e distribuição dos kits dos estudantes do Ensino Médio.
Abril – Oficina “Biblioteca ativa”.
Abril a Outubro – Desenvolvimento de ações interdisciplinares para promoção à leitura.
Outubro – Inscrição da ação inspiradora na GERE.
Outubro – Seleção de ação inspiradora regional e envio à equipe da Seduc central.
Novembro – Avaliação e divulgação das ações inspiradoras em nível estadual.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário