Lei de Cibele Moura contra à violência sexual de crianças adolescentes foi sancionada por Paulo Dantas


O Governo de Alagoas através da Lei nº 9.594, de 15 de julho de 2025, de autoria da deputada estadual Cibele Moura, que institui diretrizes para a criação de um treinamento específico sobre violência sexual e prevenção ao abuso sexual — incluindo a violência virtual — destinado a profissionais que atuam com crianças e adolescentes em todo o estado.
A sanção foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial de Alagoas de quarta-feira, 17 de julho. Para Cibele Moura, a nova legislação representa mais um avanço nas políticas públicas de proteção infantojuvenil, com foco na capacitação de profissionais em diversas áreas.
A Lei, diz que o treinamento será obrigatório para trabalhadores de instituições públicas e opcional para aqueles vinculados a instituições privadas, com contato direto ou indireto com crianças e adolescentes. A medida abrange professores e funcionários de escolas, profissionais da saúde, agentes de segurança pública, conselheiros tutelares, assistentes sociais, integrantes de organizações não governamentais, e trabalhadores dos setores de lazer, esportes e recreação.
Os conteúdos essenciais que devem compor o treinamento, estão a identificação de sinais físicos e comportamentais de abuso, os mecanismos de denúncia e proteção às vítimas, os perigos da violência sexual virtual (aliciamento online, sexting e pornografia infantil, entre outros) e a construção de uma cultura de respeito e segurança em ambientes educacionais e institucionais.
Também serão abordadas diretrizes de comunicação segura com crianças e adolescentes, aspectos psicológicos e pedagógicos no atendimento às vítimas, bem como legislações pertinentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA).
A capacitação inicial deverá ter carga horária mínima de 8 horas, com reciclagem anual de pelo menos 4 horas. A lei prevê que o Poder Executivo, por meio das secretarias estaduais de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social, poderá oferecer os treinamentos diretamente ou em parceria com entidades especializadas.
YouTube Visão de Alagoas
Anterior Educação em Paripueira cresce ainda mais com uma gestão equilibrada de Abrahão Moura e Carlos Augusto
Próximo Lidera SUS realiza 9° encontro com gestores da Atenção Primária

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *