Um longo projeto iniciado há três anos teve uma conclusão exitosa para o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). O único órgão de tecnologia da informação do Governo de Alagoas conseguiu o selo ISO 9001, importante certificação internacional, padrão de normas que garante e reconhece oficialmente a qualidade em produtos e serviços realizados pelo Instituto.
Desde 2018, o Itec montou um Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ) para introduzir o conceito da ISO para a força de trabalho, o que envolveu desde a alta direção até os demais setores do Instituto. Treinamentos e eventos de apresentação de objetivos estratégicos e a própria formatação do planejamento estratégico do órgão foram realizados. Uma das principais ferramentas, base para que o órgão conseguisse a certificação, foi o Sistema de Gestão da Qualidade (SGE), atualmente disponível gratuitamente para todo o Estado.
“É muito gratificante para nós conseguirmos essa certificação, principalmente pelo momento complicado que todos vivemos. Só vem confirmar que estamos no caminho certo em nossas atividades. Quero frisar que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGE) foi de fundamental importância, uma plataforma que concentrou todo nosso planejamento estratégico, organizando nossas ações” explicou Adolfo Castro, Coordenador da Qualidade do Itec.
Segundo a analista do EGQ, Alcimeire Costa, a união dos setores foi preponderante na obtenção da certificação.
“O trabalho, desde o início, teve muito comprometimento e engajamento da alta direção, gestores e equipes e, mesmo com a pandemia, não foi interrompido. Hoje, com muita satisfação e brilhantismo, fomos agraciados com a notícia da certificação, validando que nossos serviços seguem os requisitos de qualidade para promover sempre a satisfação dos nossos clientes” informou Alcimeire.
Para o diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior, o conceito de qualidade transcende o âmbito profissional, podendo ser levado para a vida.
“Para o Instituto de Tecnologia, ser certificado em Qualidade é poder dar garantia a todos os nossos clientes de que todos os serviços e produtos do Itec serão melhor desempenhados. E eu espero que o que nós aprendemos, o que já colocamos em prática e por isso conseguimos a certificação, seja cada vez mais intensificado. Que se expanda para além das pessoas que participaram diretamente da certificação, e que todos consigam praticar o que aprenderam, no Itec e também levar para sua vida cotidiana e familiar, porque qualidade nunca é demais” frisou Luciano Júnior.
Foram algumas etapas até à realização da auditoria externa. Orientações e cursos realizados sobre qualidade e normas técnicas, eventos com a força de trabalho com foco em meritocracia, formatação de planejamento estratégico no Sistema de Gestão da Qualidade (SGE), uma auditoria interna rigorosa (com auditor externo) e finalmente a auditoria externa.
“Quero parabenizar o Itec pela dedicação durante a auditoria. A atuação da alta direção é sempre determinante, pois sem esse comprometimento o trabalho não se sustenta. Não tivemos nenhuma não-conformidade, apenas pontos de atenção e oportunidades de melhoria. O SGE é um sistema robusto e é satisfatório ver todos utilizando a ferramenta de forma coordenada. Parabéns mais uma vez” disse Gustavo Constantino, auditor da Lot Internacional, uma das certificadoras que avalia a conformidade das empresas com relação às normas da ISO.
No Brasil, a ISO (International Organization for Standardization) é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É a norma mais utilizada no mundo, por sua relevância e abrangência. Traz confiabilidade, reconhecimento internacional, melhoria no desempenho de produtos e serviços, satisfação dos clientes, investimentos mais assertivos além de melhoria na imagem das organizações, nesse caso para o Itec e todo o Governo de Alagoas.
Fonte: Agência Alagoas
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