Infraestrutura fecha ligações clandestinas de esgoto no Jacintinho Serviço é concluído, após a identificação da prática, que é ilegal


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou, na última quarta-feira (2), o tamponamento de seis ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem da Rua Feição, localizada no bairro Jacintinho, em Maceió.

O serviço ocorreu após a identificação da prática, que é ilegal, efetuada por um supermercado e um restaurante. Eles foram autuados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A situação foi identificada, quando os moradores relataram o surgimento de acúmulo de esgoto na via, causando mau cheiro na localidade.

O coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, explica que equipes foram ao local e identificaram que o esgoto desses estabelecimentos comerciais estava sendo despejado na rede de drenagem, causando também o vazamento para o meio da via.

“É preciso ressaltar que as galerias de águas pluviais são destinadas, unicamente, para escoar a água da chuva. Jogar esgoto nesse sistema ocasiona problemas estruturais, devido ao desgaste precoce do equipamento, porque o esgoto é um agente agressivo. Além disso, traz prejuízos ao meio ambiente, que pode acarretar em multas para o estabelecimento ou ao imóvel que esteja praticando esse ato”, enfatiza o coordenador.

Para identificar a ligação clandestina, a Semurb realizou análises e testes com corantes, que consistem em colocar o material dentro de um vaso sanitário, por exemplo, e, na descarga, esse mesmo produto segue o fluxo até a rede de drenagem, quando deveria seguir para as tubulações de esgotamento sanitário.

Já os tamponamentos ocorrem para fechar os locais de acesso dos dejetos às galerias de águas pluviais.

Fonte: Ascom Seminfra

Anterior Procon Maceió faz pesquisa de preços de presentes para o Dia dos Pais
Próximo Escolas da rede estadual conquistam 152 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *