Evento reúne especialistas e instituições parceiras para fortalecer a gestão ambiental em Alagoas
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) promove, nesta sexta-feira (4), o VI Encontro de Gestores de Unidades de Conservação Estaduais com o objetivo de promover a integração entre conselhos gestores, fortalecer a atuação nas UCs e alinhar estratégias para a conservação ambiental.
O evento acontece no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), da Prefeitura de Arapiraca e do Sesc.
Com uma programação diversificada, o evento tem como objetivo promover a integração entre os conselhos gestores das Unidades de Conservação (UCs), debater desafios enfrentados no território alagoano e alinhar estratégias para o fortalecimento da política ambiental no estado.
A programação conta com palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e oficinas, abordando temas como a integração dos conselhos gestores, a gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e o papel da mulher na gestão ambiental. Estão confirmadas as participações de especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, consultores e técnicos ambientais.
Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o encontro é uma oportunidade fundamental para fomentar o diálogo e valorizar as experiências dos profissionais que atuam diretamente na preservação do meio ambiente.
“Eventos como este reforçam o compromisso do governador Paulo Dantas com a preservação ambiental. É um espaço valioso para compartilharmos vivências e construirmos soluções coletivas para os desafios nas Unidades de Conservação”, afirmou.
O gerente de Unidades de Conservação, Alex Nazário, ressaltou o caráter estratégico do encontro.
“Este momento nos permite seguir com o plano de trabalho com foco na legislação ambiental, com toda a responsabilidade que a gestão das UCs exige. É também uma oportunidade para fortalecer a atuação dos conselhos gestores e promover avanços nas políticas de conservação. Também, um momento para a troca de experiências com todos os Conselheiros das Unidades de Conservação Estaduais”, destacou.
Entre os convidados, estão a servidora do ICMBio e gestora da APA Costa dos Corais, Camilla Helena, e representantes de iniciativas como a SOS Caatinga, Usina Santa Maria, Usina Santo Antônio, Usina Coruripe, além de especialistas da ESEC Murici, consultores independentes e organizações como a Save Brasil.
A programação inclui ainda uma oficina de integração dos conselhos, conduzida pela professora Sandra Vanessa, mestra em Ensino de Biologia e servidora pública estadual.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário