Grupo Técnico Científico faz última reunião de avaliação da Covid-19 em 2022, nesta quarta (28)


Encontro será realizado às 9h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, no Jaraguá

O Grupo Técnico Científico (GTC) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (28), às 9h, a última reunião do ano para avaliar o impacto epidemiológico da Covid-19 no Estado. No encontro, que acontecerá na sede da Sesau, em Jaraguá, será analisada a sazonalidade do novo coronavírus, as medidas sanitárias para prevenir a sua disseminação e a cobertura vacinal nos 102 municípios alagoanos.

 

A reunião, que acontece semanalmente, contará com a participação de integrantes da Central Estadual de Regulação de Leitos, gestores hospitalares, além de infectologistas e técnicos em epidemiologia. Durante o encontro, também serão discutidos os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), bem como, a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

“A Covid-19 é uma doença cujo número de casos pode aumentar, diminuir ou estabilizar, dependendo da estação do ano e do comportamento das pessoas, uma vez que há medidas que podem ser adotadas para controlar a sua disseminação. Por isso, os encontros semanais são fundamentais para monitorar casos, internações e óbitos”, salientou o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira.

 

Medidas adotadas

 

Este ano, desde que o Grupo Técnico Científico foi formado e passou a se reunir semanalmente, os integrantes já repassaram diversas orientações à população. Além das recomendações sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19, os técnicos já orientaram os alagoanos a completarem o esquema vacinal referente ao novo coronavírus, usarem máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público, além de lavarem as mãos com frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou sabão.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o GTC tem o papel de analisar os casos e monitorar o comportamento da doença em Alagoas, auxiliando a gestão da saúde estadual na tomada de decisões. “Com base nas análises realizadas, abrimos mais de 60 leitos hospitalares exclusivos para atender pacientes com a Covid-19. Isso mostra a relevância das reuniões semanais”, disse Gustavo Pontes.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Saúde reforça importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis no Réveillon
Próximo Seris adquire mais de 80 mil itens de armamentos em 2022

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *