Governo promove capacitação para tradutores e intérpretes de Libras de Alagoas


Iniciativa foi proposta pela Secdef e acontecerá na próxima quinta-feira

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef) promove, no próximo dia 19 de setembro, a I Capacitação para Tradutores e Intérpretes de Libras do estado. O evento, que acontecerá no Auditório do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), tem como objetivo aprimorar o atendimento a pessoas surdas, abordando desafios e perspectivas da profissão. A capacitação é aberta a profissionais ouvintes e surdos, estudantes da área e à comunidade surda em geral.

Com uma programação rica e diversificada, a capacitação contará com a participação de especialistas renomados na área. A psicóloga bilíngue, tradutora e intérprete de Libras, Aline Trindade e a professora, tradutora e intérprete surda de Libras, Aymee Lucy, ministrarão palestras sobre temas relevantes como atendimento a pessoas surdas, desafios e perspectivas, e atendimento qualificado à comunidade surda LGBTQIAPN+. Além das palestras, será realizada uma oficina prática sobre técnicas de atendimento aos diferentes tipos de identidades de pessoas surdas.

 

Um dos destaques do evento será o lançamento do Glossário em Libras do Governo de Alagoas. Essa ferramenta inovadora facilitará a comunicação entre surdos e ouvintes, proporcionando um acesso mais inclusivo às informações sobre os serviços públicos do estado. O glossário abrangerá sinais de secretarias, órgãos públicos, municípios, bairros, comidas típicas e pontos turísticos alagoanos.

Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, os tradutores e intérpretes de libras têm um papel fundamental na nossa sociedade pois eles garantem que pessoas surdas tenham acesso igualitário a todos os serviços e informações, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

“A Libras é a identidade da comunidade surda. Ao investirmos na qualificação desses profissionais, estamos fortalecendo a comunicação e a autonomia das pessoas surdas em nosso estado. Esse é um compromisso da gestão do governador Paulo Dantas, que todas as pessoas tenham acesso aos serviços que o Estado oferecem”, destacou a gestora.

 

Ela também fez o convite para que tradutores e intérpretes de Libras de Alagoas participem da capacitação e reafirmou o compromisso do Governo de Alagoas em promover a inclusão e a acessibilidade para todos. “Peço que todos os profissionais que atuam na tradução e interpretação da Libras nos 102 municípios do estado participem desse momento”.

 

Segundo Patrícia Gonçalves, coordenadora da Central de Intérprete de Libras, a capacitação é essencial para garantir que a comunicação seja precisa, clara e eficiente. “O Governo de Alagoas está fazendo esse investimento na formação dos tradutores e intérpretes de Libras. Oferecendo uma oportunidade de aperfeiçoamento para que nós enquanto profissionais estejamos sempre atualizados e preparados para lidar com as mais diversas situações”, disse a tradutora e intérprete de Libras.

 

 

A participação na capacitação é gratuita, mas é necessário inscrever-se com antecedência. Os interessados devem realizar a inscrição através do site da Secdef ou no link disponível na biografia do instagram da secretaria. As inscrições estarão abertas a partir de desta sexta-feira (13) até a próxima quarta-feira (18). As vagas são limitadas. Para conferir a programação completa só clicar aqui.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Detran Alagoas vence Prêmio Senatran 2024 por boas práticas no envio de dados de trânsito
Próximo Comissão do meio ambiente discute impacto das queimadas em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *