O governo federal enviará ao Congresso Nacional o projeto de lei que altera regras do Bolsa Atleta, com foco na melhoria do desempenho dos esportistas e da assistência àqueles que mais necessitam de apoio financeiro. Modernizar o programa é uma das metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo.
Entre as mudanças previstas, estão o acesso ao programa a partir do perfil de competição dos atletas, o ajuste nas categorias de bolsa e o escalonamento de benefícios, de acordo com o nível de competição (sul-americana, pan-americana ou mundial). Para estimular a progressão dos bolsistas na carreira esportiva, o número de renovações na mesma categoria de bolsa também será limitado.
O programa
O Bolsa Atleta é o maior programa no mundo de incentivo direto a competidores. São beneficiados atletas a partir de 14 anos, com bons resultados em competições nacionais e internacionais para aumentar seu desempenho, comprar equipamentos e custear viagens para competições.
O impacto da Bolsa Atleta foi medido nos Jogos Rio 2016. Na edição olímpica, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas do programa. Nas modalidades paralímpicas, o percentual chegou a 90%.
100 dias de governo
Após o início da nova gestão, foram estabelecidas 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo. As medidas trazem impactos significativos em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança e combate à corrupção.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cidadania
Sem Comentário