Mais de 225 mil estudantes participam da competição, que reúne instituições de todo o país e reforça o compromisso com a popularização da ciência historiográfica
Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mais de 225 mil estudantes de todas as regiões do país estão participando da 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição começou nesta segunda-feira (5/5), e este ano, bateu o recorde da competição, com 57.142 equipes inscritas — cada uma formada por três alunos e um professor. A primeira fase segue até sábado (10), às 23h59.
A edição de 2025 da ONHB traz como tema central “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”. O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre a informação, o papel da mídia e sua relação com a construção da memória histórica. A olimpíada também estimula o pensamento científico desde os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, fortalecendo a formação crítica e interdisciplinar dos estudantes.
Realizada em seis fases online e uma final presencial, a ONHB tem uma abordagem formativa, interdisciplinar e colaborativa. As equipes enfrentam desafios semanais que envolvem não só História do Brasil, mas também geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural e temas da atualidade. A grande final será nos dias 30 e 31 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
Formação para o futuro
Além de despertar o interesse pelo estudo da História, a olimpíada abre portas para o ensino superior. Por meio do programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp, participantes com bom desempenho podem ingressar em cursos de graduação sem a necessidade de vestibular — incluindo duas vagas destinadas especificamente ao curso de História.
Parceria institucional e apoio à ciência
A ONHB é um projeto de extensão universitária do Departamento de História da Unicamp, realizado em parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), a Associação Nacional de História (Anpuh), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A olimpíada conta ainda com o apoio de docentes e estudantes de diversas instituições públicas de ensino e pesquisa do país, consolidando-se como uma das maiores competições educacionais do Brasil.
Calendário da 17ª ONHB
•1ª fase: 5 a 10 de maio de 2025
•2ª fase: 12 a 17 de maio de 2025
•3ª fase: 19 a 24 de maio de 2025
•4ª fase: 26 a 31 de maio de 2025
•5ª fase: 2 a 7 de junho de 2025
•6ª fase: 9 a 14 de junho de 2025
A lista com os nomes das equipes classificadas para a final presencial será divulgada no dia 21 de junho, em horário a ser informado pela Comissão Organizadora.
•Final Presencial – Unicamp, Campinas (SP)
•Prova final: 30 de agosto de 2025
•Cerimônia de premiação: 31 de agosto de 2025
Fonte: GOV.BR
Sem Comentário