Governo do Estado já emitiu mais de mil cartões para pessoas com deficiência


Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência é responsável pela emissão do documento

Em Alagoas, 1.004 pessoas com deficiência já estão com o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência (PCD). O documento, criado pela Lei nº 8.254, de 13 de abril de 2020, é emitido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), e garante o acesso a diversos serviços públicos e privados, além de atenção integral, atendimento prioritário e facilitação do acesso a serviços essenciais, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Dos cartões emitidos e entregues pela Secdef, 503 foram em Maceió, seguido por Palmeira dos Índios (87), Coruripe (38), Arapiraca (33) e Batalha (25). Os demais municípios do estado somando o restante. Em relação à faixa etária, 196 dos portadores do cartão possuem mais de 60 anos, 133 têm entre 7 e 15 anos, 125 estão na faixa etária de 45 a 49 anos e 115 entre 25 e 34 anos, sendo os demais distribuídos em outras faixas etárias. Deste total, a maioria são mulheres somando 566 cartões e os homens 438.

O cartão pode ser emitido pela pessoa com deficiência ou seu representante legal. Os documentos necessários são, o RG, CPF, foto 3×4, comprovante de tipo sanguíneo, endereço residencial, número de telefone e laudo com CID e descrição da deficiência. Em Maceió, os locais para emissão são as Centrais Já! do Centro, Maceió Shopping e Benedito Bentes; e nos demais municípios, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas).

 

Apesar do número expressivo de cartões emitidos, a secretária Arabella Mendonça ressalta que ainda há um quantidade significativa de pessoas com deficiência que ainda não possuem o documento. Diante disso, ela faz um chamado para que as pessoas com deficiência ou seus responsáveis legais procurem um dos postos de emissão para acessar o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência.

 

 

“O Cartão PCD é um instrumento fundamental para garantir os direitos das pessoas com deficiência e promover sua inclusão social. É importante que todos que têm direito ao documento façam a solicitação o mais breve possível”, destaca a secretária.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Polícia Militar de Alagoas se destaca na segurança do Parliament 20
Próximo Policiais civis fazem doação de 500kg de alimentos para comunidade de Batalha

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *