Para além do impacto acadêmico, o Edital de Organização de Eventos da Fapeal estimula também serviços e turismo
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), divulgou o resultado do Edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC 2024). A chamada deste ano propiciará a realização de 36 eventos, por quatro instituições: a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Universitário Cesmac.
Desde 2015, esse apoio é concedido com recursos exclusivamente estaduais. Os eventos contemplam todas as áreas do conhecimento, e têm abrangências diversas, desde o acadêmico, passando pelos níveis estadual, regional e nacional, até o internacional.
Um deles é o XLV Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2024), evento realizado desde 1977, com maior número de edições no Brasil, mas que também já foi abrigado por Argentina, Chile, Espanha, Itália e França.
A realização, neste ano, é do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Ufal. Responsável pelo projeto submetido à Fapeal, a professora Aline Silva, doutora em Engenharia Civil, comenta que o evento internacional “é tradicional para formação de recursos humanos das áreas de Ciências e Engenharias e o apoio da Fapeal é imprescindível para a viabilidade financeira”.
Uncisal e Uneal também recebem apoio para os seus principais eventos anuais, que envolvem toda a comunidade acadêmica.
Saiba Mais
Em 2023 e 2024, os recursos para o AORC vieram do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa do Governo de Alagoas, através da Secti e Fapeal. Lançado em abril de 2023, o programa planeja destinar R$200 milhões para a CT&I, até 2026. O programa vem financiando formas diversasde apoio, como o financiamento a projetos científicos específicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para laboratórios e equipamentos.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário