Secdef e Setur discutem ações transversais voltadas à qualificação do setor turístico
O Governo de Alagoas amplia a discussão sobre a implementação de novas iniciativas de estímulo ao desenvolvimento do turismo inclusivo e acessível. Para isso, as secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e a do Turismo (Setur) realizarão ações conjuntas para promover as atividades de qualificação dos prestadores de serviços que atuam no setor turístico.
Como parte das atividades transversais do governo estadual, a Secdef dará colaboração técnica para o projeto Destino + Acessível, promovido pela Setur. A ação intersetorial visa à realização de curso de capacitação Turismo + Inclusivo.
“O objetivo é integrar e fortalecer práticas de turismo responsável e inclusivo para grupos vulneráveis como crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência”, disse a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma.
A secretária de Turismo, Bárbara Braga, ressaltou a importância da parceria com a Secdef, que reafirma o modelo de gestão transversal do governo estadual.
“A Setur tem por missão promover o desenvolvimento econômico e social de Alagoas, através do fomento ao turismo e de toda a sua cadeia produtiva. Para fortalecer essas ações, a Setur conta com o apoio da Secdef para capacitar a cadeia turística quanto ao turismo inclusivo, visando, assim, atender aos princípios da cidadania, garantindo direitos humanos e bem-estar social”, disse.
A ação transversal busca a promoção de cursos básicos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), letramento sobre capacitismo, bem como outras atividades para garantir mão de obra qualificada na prestação de serviços turísticos de forma inclusiva e acessível, com isso, fortalecer os destinos em âmbito nacional, impactando e beneficiando toda a cadeia produtiva
A Secdef e a Setur discutiram ainda a instalação de praias acessíveis nos municípios de Maceió, Maragogi, Piranhas, São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário