Atividade visa qualificar ações de vacinação do Município
As enfermeiras, Juliana Veras e Viviane Jatobá, que integram a equipe técnica dos Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV), da Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, apresentaram o sistema informatizado aos profissionais de enfermagem que atuam em unidades de saúde, maternidades, hospitais e unidades de pronto atendimento na capital.
A ferramenta digital é responsável pela anotação ofi
cial de ocorrências, relatadas após a imunização, bem como pelo aperfeiçoamento dos registros de imunização, ocorridos com todas as vacinas administradas na população.
Na atividade, as equipes estão sendo orientadas a identificar e registrar a ocorrência de casos de eventos adversos, passíveis de serem imputados às vacinações, além de indicar, aos usuários, a procurar a unidade de saúde para proceder a notificação e investigação, para posterior avaliação de uma equipe técnica e emissão de um diagnóstico final e definitivo, possibilitando, dessa forma, a avaliação de causalidade.
“A inserção dos dados informados pelo paciente no atendimento feito por enfermeiros nas unidades de saúde, através dessa plataforma, visa agilizar o processo de investigação e favorecer na celeridade do acompanhamento e encerramento dos casos”, informa a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
A capacitação está sendo realizada nos laboratórios de informática do Campus II do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), instituição parceira na ação.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário