Formação reforça compromisso com alfabetização na idade certa


Evento acontece nos dias 3 e 4 de setembro, na Uninassau, e reúne diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede pública municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove, nos dias 3 e 4 de setembro, o evento formativo “Alfabetiza Maceió: Compromisso com a alfabetização na idade certa”. A iniciativa vai reunir diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede pública municipal de ensino.

O encontro acontecerá na Uninassau, no bairro do Farol, e tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização na capital alagoana. Para se inscrever, basta acessar este link (https://doity.com.br/alfabetiza-macei-compromisso-com-a-alfabetizacao-na-idade-certa) e inserir o código correspondente à função (informado na circular encaminhada às escolas pelo Centro de Formação da Semed no dia 1º de setembro).

“Vamos discutir um ponto fundamental para a educação em Maceió, que é a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Vamos refletir sobre como esse processo tem sido construído, analisar o currículo trabalhado na Educação Infantil e compará-lo com o do Ensino Fundamental, para que todos os professores compreendam a proposta pedagógica de cada fase. Esse alinhamento é extremamente relevante para garantir continuidade e qualidade na aprendizagem”, explica Ricardo Maciel, coordenador de Formação Continuada da Semed.

A programação tem início na próxima quarta-feira (3), às 13h30, para os diretores de escolas e CMEIs, técnicos pedagógicos da sede e diretores escolares da rede parceira, com abertura institucional, apresentação artístico-cultural do Quarteto Violino da Ufal e mesa-redonda sobre o tema “Alfabetiza Maceió: discutindo as políticas públicas de incentivo à leitura e à escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”.

Na quinta-feira (4), das 8h30 às 12h30, os professores da Educação Infantil (1° E 2° Períodos) e do Ensino Fundamental (1º e 2º anos) contarão com seis oficinas formativas, que abordarão desde os processos de leitura e escrita na Educação Infantil até o desenvolvimento da consciência fonológica e da fluência leitora nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

“O evento também integrará o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, o Pro-LEEI, como parte da Formação Continuada da Semed, justamente para fomentar esse processo de alfabetização na idade certa. Nosso objetivo é que as crianças estejam alfabetizadas nos primeiros e segundos anos, e, para isso, precisamos levar essas estratégias até quem está no chão da sala de aula”, finaliza Ricardo.

Fonte: Ascom Semed

Anterior Representantes de Maceió participam de conferência internacional sobre resíduos sólidos
Próximo IMA alerta para riscos do período seco e reforça trabalho de conscientização sobre queimadas irregulares

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *