Outorga da medalha ocorreu durante a 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública
Durante a 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, foi agraciado com a Medalha Mérito Integração da SSP do Distrito Federal. A outorga da comenda ocorreu na abertura do evento realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nessa quarta-feira (4).
O secretário Flávio agradeceu a homenagem e reforçou a importância do trabalho integrado entre os entes da federação no combate ao crime organizado em todo o país. “É uma ação que precisa ser contínua. Precisamos estar atuando de forma conjunta, trazendo as especificidades de cada estado e melhorando, aperfeiçoando o trabalho de cada um. Uma troca de experiência muito importante contra a criminalidade e receber a medalha mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Ele também reforçou que a integração coordenada pelo Consesp tem conquistado grandes resultados. “O Conselho tem sido fundamental para que os estados consigam representatividade junto à União, seja no tocante aos investimentos ou em relação às políticas públicas desenvolvidas. O Consesp tem ajudado na unificação do emprego do efetivo policial contra todo tipo de crime”, disse Flávio.
A medalha foi criada em 2012, com o propósito de agraciar àqueles que tenham colaborado de forma efetiva para a atuação conjunta das forças pertencentes ao Sistema de Segurança Pública do DF ou que se distinguem no exercício da profissão por ações no contexto da segurança pública.
O Consesp é presidido pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e tem competência para representar os interesses comuns das secretarias junto ao MJSP para promover a articulação institucional entre os entes federativos e o Governo Federal.
XCII REUNIÃO ORDINÁRIA
O encontro, que segue até esta quinta-feira (5), reúne representantes de todos os estados do país membros do Ministério da Justiça e outros participantes relevantes com o objetivo de estabelecer novas diretrizes, fortalecer a gestão integrada e a cooperação interestadual na formulação de políticas públicas de proteção à população.
Um dos principais temas é a PEC da Segurança Pública, elaborada pelo Ministério da Justiça. O Consesp apresentou, recentemente, propostas sobre a PEC, construída em conjunto pelos estados, que estão sendo debatidas durante o encontro. Os gestores também debateram a padronização de indicadores de crimes violentos. Atualmente, cada unidade da Federação contabiliza os dados de uma forma diferente.
A 92ª Reunião Ordinária do Consesp acontece durante a 8ª Mostra BID Brasil, feira que reúne empresas nacionais do setor de defesa e segurança, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).
Fonte: Agência Alagoana
Sem Comentário