Atividade foi comemorativa à Semana da Vigilância Sanitária e teve o intuito de apresentar à população o trabalho desenvolvido pelo órgão
Durante a ação, os fiscais adentraram as lojas e percorreram os corredores do shopping para divulgar aos consumidores e funcionários o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária (programas, projetos e ações educativas) e a importância das fiscalizações para a garantia da segurança sanitária de produtos e serviços nos empreendimentos da cidade.
De acordo com o coordenador geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta, o intuito da ação foi expor aos maceioenses as inspetorias do órgão, que são alimentos, ecologia humana, medicamentos e saúde. Ele destaca que a Visa fiscaliza 90 segmentos na capital, porém muitas pessoas ainda pensam que o trabalho do órgão se restringe ao segmento alimentício.
“Queremos que toda a população conheça mais o trabalho da Vigilância Sanitária para estar ainda mais próxima de nós. Algumas pessoas pensam que o órgão fiscaliza apenas o setor alimentício, mas o nosso trabalho vai muito além de alimentos. Além de mercados públicos, feiras, mercadinhos e supermercados, inspecionamos motéis, consultórios odontológicos, funerárias e hospitais. Nosso objetivo é fazer com que a população passe a conhecer também esses outros segmentos fiscalizados pela Vigilância para que também possam nos ajudar a observar irregularidades existentes em algum produto ou serviço nesses setores”, explica.
Ações educativas
A Vigilância Sanitária de Maceió tem atuado com foco em trabalhos educativos, realizando distribuição de material informativo como folders, panfletos, cartilhas e distribuição de álcool em gel 70%. Além disso, o órgão atua esclarecendo dúvidas, conscientizando e orientando a população quanto ao prazo de validade dos alimentos e ressaltando sobre a importância de realizar a denúncia, ao identificar quaisquer irregularidades nos estabelecimentos comerciais.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário