Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió tem promovido o acolhimento responsável de animais Feiras de adoção municipais passaram a ocorrer de forma permanente desde outubro de 2021 e já asseguraram lares para 245 animais


Cães e gatos, adultos e filhotes estão disponíveis para adoção durante as edições das feiras municipais. 
Neste domingo (25) ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram adotados dois animais, sendo um cão e um gato.

O GGI-CA tem trabalhado para promover a adoção responsável através da realização das feiras. A equipe municipal presente na ação passa para os visitantes que adotam ou que tem interesse em adotar todos os cuidados necessários para manutenção da saúde, da proteção e do bem-estar dos animais.

Para realizar uma adoção é importante que os adotantes avaliem fatores como espaço físico, aceitação da família, custos (alimentação e saúde), tempo para se dedicar ao animal (bem-estar). Os novos tutores são orientados quanto a esses fatores que são fundamentais para que os pets tenham qualidade de vida.

A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, destacou as necessidades que precisam ser observadas no processo de adoção para garantir o bem-estar dos animais.

“As feiras de adoção promovidas pela Prefeitura de Maceió levam para a população orientação importantes em relação aos cuidados com os animais. Entre os pilares estão pontos como uma boa alimentação, com comida em quantidade, qualidade e frequência ideal, além de água fresca, manutenção do calendário vacinal, visitas periódicas ao médico veterinário, ambiente  adequado e momentos recreativos”, explicou a coordenadora.

A coordenação do Gabinete da Causa Animal também enfatizou que a equipe de médicas veterinárias do GGI-CA faz, periodicamente, o monitoramento dos animais adotados, para assegurar a proteção e defesa dos animais. Todos os animais adotados recebem um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Todos os animais adotados saem com microchip que contém os dados do tutor. 

Andrea Rodrigues fez uma adoção no domingo e falou sobre o atendimento que recebeu. “Adotei uma gatinha, a Pandora, gostei muito do atendimento da equipe, recebi todas as orientações, a Prefeitura está de parabéns”, contou Andrea.

Para adotar

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira a sexta-feira, diretamente na unidade.

Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do WhatsApp (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

Fonte: Ascom GGI Causa Animal

Anterior Ações do Renasce Salgadinho recolhem mais de 700 eletroeletrônicos em gincanas escolares Estudantes participam de atividades educativas sobre coleta seletiva
Próximo Saúde promove atualização vacinal para população em situação de rua Busca ativa será realizada em diversos bairros de Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *