Além da entrega dos kits, as famílias estão recebendo visitas domiciliares de orientação de técnicos do programa sobre como implementar as práticas de literacia familiar no seu dia a dia. A supervisora do programa, Ana Maria Barreto, participou das atividades e se surpreendeu com a receptividade das famílias.
“Está sendo uma alegria enorme. Para mim é maravilhoso, meu coração se alegra com tamanha gratidão e receptividade das famílias. Elas amam esse tipo de ação e fazem a maior festa, tiram fotos e comemoram. Por isso é importante continuarmos buscando socializar esse tipo de material”, explicou a supervisora.
Vanessa Firmino é a mãe do pequeno Alisson Miguel, 2 anos. Ela destacou a felicidade do garoto ao receber o kit. “Foi muito bom ter recebido esses livros, meu filho gostou bastante e ficou muito feliz. Eu também já dei uma olhada nas histórias e adorei. É a primeira vez que recebo este incentivo à leitura e acompanhamento em casa”, disse a mãe.
A coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, falou sobre a importância dos Kits para mães, gestantes e crianças que participam do programa.
“É uma metodologia que estimula o desenvolvimento das crianças e o despertar pela leitura, não só para os pequenos, mas também para os pais, para além de estimular a leitura, fortalecer os vínculos familiares e preparar essas crianças para a pré-escola, para que elas contem a própria história. Estamos muito felizes em termos sido escolhidos para participar desse projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou a coordenadora municipal.
Ao todo serão beneficiadas 1.414 famílias dos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes. No mês de maio, 50 famílias receberam o material em uma cerimonia que aconteceu no auditório da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa.
Iniciativa
O programa Primeira Infância Cidadã foi escolhido para participar de um projeto piloto da Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Atenção à primeira infância, do Ministério da Cidadania. O projeto visa promover as práticas de literacia familiar entre os beneficiários, integrando ações do Programa Conta pra Mim às visitas domiciliares.
Primeira Infância Cidadã
O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.
Mantido pelo governo federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
Sem Comentário