Famílias do Primeira Infância Cidadã recebem kits de Literacia Familiar Material vai beneficiar 1.414 famílias de diversos bairros


Além da entrega dos kits, famílias receberam visitas domiciliares de orientação de técnicos do programa. Foto: cortesia
Cerca de 200 famílias assistidas pelo programa Primeira Infância Cidadã, do bairro do Benedito Bentes, receberam os kits de Literacia Familiar, que estimulam desde cedo a leitura de forma lúdica e participativa. Os kits contêm 20 livros infantis com histórias de ficção, poesia, biografia, trava-línguas e fábulas, e também para bebês, que fazem parte do pacote.

Além da entrega dos kits, as famílias estão recebendo  visitas domiciliares de orientação de técnicos do programa sobre como implementar as práticas de literacia familiar no seu dia a dia. A supervisora do programa, Ana Maria Barreto, participou das atividades e se surpreendeu com a receptividade das famílias.

“Está sendo uma alegria enorme. Para mim é maravilhoso, meu coração se alegra com tamanha gratidão e receptividade das famílias. Elas amam esse tipo de ação e  fazem a maior festa, tiram fotos e comemoram. Por isso é importante  continuarmos buscando socializar esse tipo de material”,  explicou a supervisora.

Vanessa Firmino é a mãe do pequeno Alisson Miguel, 2 anos. Ela destacou a felicidade do garoto ao receber o kit. “Foi muito bom ter recebido esses livros, meu filho gostou bastante e ficou muito feliz. Eu também já dei uma olhada nas histórias e adorei. É a primeira vez que recebo este incentivo à leitura e acompanhamento em casa”, disse a mãe.

Técnicos orientam como implementar práticas de literacia familiar. Foto: cortesia

A coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, falou sobre a importância dos Kits para mães, gestantes e crianças que participam do programa.

“É uma metodologia que estimula o desenvolvimento das crianças e o despertar pela leitura, não só para os pequenos, mas também para os pais, para além de estimular a leitura, fortalecer os vínculos familiares e preparar essas crianças para a pré-escola, para que elas contem a própria história. Estamos muito felizes em termos sido escolhidos para participar desse projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou a coordenadora municipal.

Ao todo serão beneficiadas 1.414 famílias dos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes. No mês de maio, 50 famílias receberam o material em uma cerimonia que aconteceu no auditório da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa.

Iniciativa
O programa Primeira Infância Cidadã foi escolhido para participar de um projeto piloto da Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Atenção à primeira infância, do Ministério da Cidadania. O projeto visa promover as práticas de literacia familiar entre os beneficiários, integrando ações do Programa Conta pra Mim às visitas domiciliares.

Primeira Infância Cidadã

O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.

Mantido pelo governo federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Fonte: Ascom Semas
Anterior Saúde promove ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis
Próximo Estudantes do Núcleo de Línguas Estrangeiras se preparam para show de talentos

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *