Escolas animam e abrilhantam final do 20° Concurso de Quadrilhas Matutas

Duas escolas, Zumbi dos Palmares e Lindolfo Collor, foram as campeãs do tradicional concurso realizado pela Semed e Sesc Alagoas

Teve muita animação, brilho, pé de serra e tradição junina na grande final da 20ª Edição do Concurso de Quadrilhas Matutas, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Sesc Alagoas. Duas escolas se consagraram campeãs na disputada finalíssima da competição realizada no Sesc Poço, na quarta-feira (14).

A campeã do Ensino Fundamental foi a quadrilha Arraiá dos Quilombos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do Clima Bom. Já na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), quem levou o troféu de primeiro lugar foi a Escola Municipal Lindolfo Collor, do Vergel do Lago, com a quadrilha “Nós trupica mas não cai!”.

Ao todo foram 21 quadrilhas e 18 escolas participantes do concurso, mas apenas três se classificaram para a final em cada modalidade, Ensino Fundamental e Ejai. A classificatória foi realizada na terça-feira (13).

A pequena Maria Bonita da Escola Zumbi dos Palmares, Brenda Maria, 13 anos, não segurou as lágrimas com o resultado final. “Eu estou muito animada por ter ganhado o primeiro lugar, porque é a primeira vez que participo”, disse a menina emocionada.

A Escola Municipal Zumbi dos Palmares contou com o forte apoio da torcida composta por pais, alunos e toda a comunidade escolar. Izabel de Oliveira é mãe de Rian, 12 anos, e foi prestigiar o filho que dançou pela primeira quadrilha matuta. “O evento foi maravilhoso. Meu filho estava muito feliz por participar e fiquei muito feliz, porque foram dois anos sem essa festa”, revelou.

A diretora da escola vencedora, Rosivânia Queiroz, falou da importância da dedicação dos alunos e do apoio da comunidade escolar para essa conquista.

“Um misto de sensações. Alegria e serviço prestado porque foi luta, garra e muito esforço que agora foi compensado com o campeonato. Essas crianças se empenharam o tempo todo e os pais não exitaram em liberar os filhos para ensaiarem fora do horário de aula”, destacou.

As escolas finalistas do Ensino Fundamental foram a quadrilha “Arraiá Dona Suzel” da Escola Municipal Suzel Dantas, do Tabuleiros dos Martins, e a Escola Municipal Baltazar de Mendonça, do Jacintinho, com o Arraiá do Baltazar, além da Escola Zumbi dos Palmares.

A disputa foi tão acirrada que o primeiro e o segundo lugar ficaram com a mesma pontuação, 186 pontos, e foi preciso os jurados desempatarem com o quesito tradição. Em primeiro ficou a Escola Zumbi dos Palmares, em segundo a Escola Baltazar de Mendonça e em terceiro a Escola Suzel Dantas. Todas as quadrilhas finalistas ganharam troféus e os alunos medalhas.

As escolas que disputaram pela modalidade Ejai não ficaram pra trás e deram um show de tradição junina com belas apresentações e animação conquistando o público presente no Sesc Poço. Definir a campeã não foi nada fácil para os jurados.

Quem garantiu o primeiro lugar foi a Escola Municipal Lindolfo Collor, que participou pela primeira vez do concurso idealizado pela Semed e Sesc Alagoas. Em segundo lugar, ficou a Pestalozzi, representando a Escola Municipal Maria José Carrascosa, do Poço e, em terceiro, a também estreante em concursos, a Escola Municipal Paulo Bandeira, do Benedito Bentes.

A noiva e aluna da escola campeã, Maria Cícera, esbanjou muita alegria e animação durante a apresentação. A estudante falou da sensação de participar do concurso. “Eu estou muito feliz porque é a primeira vez que danço quadrilha e ser campeã foi incrível”, afirmou.

Joelma Leopoldo é vice-diretora da Lindolfo Collor, que participou pela primeira vez do tradicional concurso. “Tivemos muitas dificuldades, pouco tempo para ensaiar, mas eles mostraram brilho e entusiasmo e ganhamos o primeiro lugar na primeira vez que a escola participa desse concurso”, revelou a diretora escolar.

O secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, marcou presença na final do Concurso de Quadrilhas Matutas e deixou um recado para os alunos.

“Todos vocês deram um show. Então não fiquem tristes porque ficaram em terceiro ou segundo lugar, porque nós estamos orgulhosos de vocês por terem chegado até aqui e darem um verdadeiro show. Cada um de vocês deu o melhor e o que vale é a brincadeira e manter essa tradição nordestina após dois anos sem momentos como esse”, afirmou.

Rogério também garantiu o apoio e incentivo em mais ações culturais dentro da rede municipal de ensino. “Na gestão do prefeito JHC, momentos como esse serão corriqueiros. Já estamos preparando a Festa do Folclore, que será em agosto, mas já veremos o que terá em julho, porque todo mês vamos fazer ação cultural”, pontuou.

A grande final do concurso contou com apresentações do Coco de Roda da Escola Municipal Padre Pinho, de Cruz das Almas. Teve animação da Quadrilha Pinga Fogo no Arraiá do projeto social com idosos do Sesc e o Coco de Roda Alagoano também do Sesc, por fim, uma bela apresentação da “Doçura da Asa Branca” do grupo de ginástica rítmica do Sesc.

Durante a finalíssima, também houve homenagens à servidora da Semed e uma das articuladoras do Concurso de Quadrilhas Matutas, Ana Claudia e também à Mestre Maria de Fátima, forte defensora do folclore e folguedos de Alagoas.

 

Julita Bittencourt

Anterior MSC anuncia temporada de cruzeiros 2022/2023 com 15 escalas na capital alagoana
Próximo Prefeito JHC reforça ações do município para proteger as famílias durante as chuvas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *