Procedimento deve ser feito pelo site até 10 de maio; em Alagoas, oito municípios aplicarão as provas
Se você abandonou os estudos e deseja retomá-los, esta oportunidade é para você: estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Uma ação do Governo Federal, o Encceja é um exame que permite ao participante aprovado conquistar um certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. A inscrição deve ser feita até 10 de maio pelo endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. O prazo é válido também para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
As provas serão realizadas no dia 25 de agosto sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Alagoas, oito municípios serão polos de aplicação do Encceja: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Rio Largo, Porto Calvo, União dos Palmares, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.
Sobre o Encceja
Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar para jovens e adultos que desejam retomar sua escolaridade. A participação é voluntária, gratuita e as provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Na edição 2023, Alagoas registrou 9.613 inscrições no exame.
Cronograma – Confira abaixo o cronograma do Encceja 2024:
Inscrição – 29 de abril a 10 de maio
Tratamento pelo nome social – 29 de abril a 10 de maio
Atendimento especializado – Solicitação – 29 de abril a 10 de maio
Resultado – 17 de maio
Recurso – 20 a 24 de maio
Resultado do recurso – 29 de maio
Aplicação – 25 de agosto
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário