Novo ambiente escolar do Cmei Kyra Maria de Barros Paes foi pensando pela própria comunidade
A comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Kyra Maria de Barros Paes, no Clima Bom I, parte alta de Maceió, está se preparando para receber as crianças da forma mais receptiva e aconchegante, com pinturas infantis idealizadas e feitas à mão pelos próprios educadores.
O Cmei atende a 160 crianças, de 2 a 3 anos, residentes do Rosane Collor, Colibri, Clima Bom e adjacências em dois turnos. Com previsão de retorno das aulas presenciais para este mês, após mais de um ano, os 30 funcionários, entre professores, auxiliares e colaboradores, tiveram a ideia criativa.
“Nesse retorno presencial, nós nos preocupamos com a forma de acolher essa criança que ficou tanto tempo fora. Diante de tudo que a gente vê e aprende, vimos que eles não mereciam ser recebidos de qualquer forma. Então, a equipe como todo abraçou a causa”, pontuou a diretora geral do Cmei Kyra Maria, Uêdina Ferreira.
Assim que entrarem na escola, as crianças encontrarão uma amarelinha e, ao lado da porta, uma centopeia que será composta pelas letras do alfabeto, onde poderão aprender brincando. “O amarelinha é uma brincadeira antiga e colocamos na entrada para que, enquanto elas esperam a hora da aula, se divirtam”, explicou a vice-diretora Josinete Procópio.
Em um dos corredores da unidade de ensino, está sendo pintado pelos funcionários um caminho para ativar a coordenação motora através de desenhos com tubarões, onde a criança terá que seguir um caminho reto para não cair no mar dos predadores. Também foi desenvolvido, pensando nas medidas de prevenção contra covid-19, alguns caminhos para que os alunos trilhem até as salas de aula, bebedouro e outros locais do CMEI, sempre estimulando a coordenação motora.
Desde o dia 6 de setembro, que os funcionários, através de materiais doados pela própria comunidade, começaram a dar cor ao ambiente escolar. Desenhos infantis que unem a lucidez à brincadeira, com um olhar mágico como destaca a coordenadora pedagógica Alba Ferro.
“Colhemos as ideias das professoras, o que elas queriam retratar. E o interessante foi que cada uma se encantava com o que estava fazendo. Porque o recomendado é que as crianças fiquem o máximo possível fora da sala, e para isso elas precisam de um atrativo para que pudessem se desenvolver”, destacou.
Nas paredes em branco, as professoras Alcy Bazílio e a estagiária Adriana da Silva, usaram a imaginação. “Quando pensei no lápis quis trazer o colorido para as crianças, animar o ambiente, e a alegria que as cores trazem”, destacou Alcy. Já Adriana pensou no acolhimento, “quero que elas se sintam à vontade quando retornarem, poderem tirar foto e, claro, despertar o desejo de colorir e criar”.
No pátio da creche foi desenvolvido um longo percurso, por meio de desenhos, como uma serpente, em que as crianças poderão trilhar, de forma divertida, e apreender as cores, formas geométricas e numerais.
Conforme a equipe de coordenação até o retorno das aulas, o ambiente escolar estará repleto de desenhos que atraiam a atenção das crianças, que ficaram tanto tempo longe. Segundo a vice-diretora, em uma das paredes do CMEI os alunos poderão utilizar a imaginação e pintar o que quiserem, para que eles também deixem sua marca nesse projeto.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário