Educação realiza encontro para avaliar desempenho de alunos da rede municipal de ensino Resultados vão auxiliar diretores e coordenadores pedagógicos para criar novas estratégias de aprendizagem


Avaliação vai melhorar a qualidade da educação municipal. 
Diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores educacionais da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (18), de um encontro avaliativo sobre o desempenho da Educação de Maceió. A atividade ocorreu no auditório da Uninassau, no Farol, e contou com a presença dos integrantes do Educar Pra Valer e da Associação Bem Comum, respectivamente, Rony Freitas e Ailton Galvão.

Os palestrantes convidados abordaram a interlocução entre professores, diretores e a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), como também contextualizaram os dados obtidos sobre a educação na capital, tendo em vista o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB ) 2021 e os desafios futuros.

O encontro teve o intuito de avaliar as estratégias de ensino-aprendizagem nas creches e escolas municipais para construir novas possibilidades pedagógicas, com a intenção de auxiliar as escolas no entendimento da leitura dos dados das avaliações externas.

Para isso é necessário realizar um estudo contextualizado dos resultados avaliativos, contextualizá-los de acordo com a realidade de vida dos estudantes, para elaborar em seguida um planejamento pedagógico que auxilie na melhoria da qualidade do aprendizado dos estudantes.

Antes das apresentações e discussões começarem, houve uma apresentação musical com o técnico da Semed e integrante do grupo Educanto, Tercio Smith, que embalou os presentes com músicas clássicas e contemporâneas ao som de um violino.

A mesa de honra foi composta pela diretora da gestão educacional, Tânia Almeida, a coordenadora do evento Juliana Cahet, que também é coordenadora do setor de formação e avaliação escolar, e o coordenador do setor de centros e núcleos, Ademir Oliveira.

Tânia Almeida começou a enfatizar a importância da interpretação dos dados registrados acerca dos níveis educacionais, e a relevância desse encontro.

“Fizemos várias avaliações com todas as escolas do Ensino Fundamental, avaliação diagnóstica, de fluência, a gente fez vários processos avaliativos com os nossos alunos e agora é o momento de dar um feedback para a rede. O que foi que resultou dessas orientações, que eram dadas a partir da formação. A gente espera com isso melhorar a aprendizagem dos nossos alunos e consequentemente o IDEB “, afirmou Tânia.

Em sua fala, Ademir Oliveira destacou a grande dimensão que é o percurso para o planejamento de ações pedagógicas, além do resultado.

“Não é só o resultado em si que é importante, mas o caminho que percorremos, o que podemos projetar e transformar para trazermos melhorias para o ensino. Foi uma manhã de riqueza, uma manhã que todos nós aproveitamos”, revelou.

Para Rony Freitas, o evento foi um momento para discutir a avaliação sobre diversos aspectos, entre eles, os modelos de gestão, estratégias da rede e as esferas da sala de aula, escola e secretaria de Educação, e os resultados dessa soma.

“A gente já avançou muito. Maceió já avançou muito e consegue se manter estável. É preciso reconhecer as vitórias, mas também reconhecer o caminho a ser percorrido. Esses dados trazem um norte que a gente precisa percorrer para garantir a aprendizagem das crianças na idade correta”, ressaltou o palestrante.

Somaia Souza é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Arnon de Melo, que fica no Jacintinho. Ela contou que está há quatro anos na escola e há 25 trabalha na Educação de Maceió. Segundo Somaia, a avaliação ajudou os profissionais a planejarem melhor na escola e a fazer um retrato do que o aluno tem aprendido e desenvolvido na leitura, fluência e na matemática.

“Esse encontro me ajudou a entender o que está acontecendo nas escolas de Maceió, seus desempenhos, como também na educação do país. Pelos dados, acredito que a gente está avançando porque estamos tendo apoio da Semed, das formações continuadas, dos programas e projetos. Estamos com muito suporte para desenvolver isso na sala de aula”, destacou Somaia.

Fonte: Ascom Semed

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