Educação firma parcerias para melhorar a qualidade da água nas escolas da rede estadual


Projetos Sede de Aprender e Cultivar Água serão implementados nas unidades de ensino, monitorando o uso da água e desenvolvendo ações de educação ambiental

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu mais um importante passo no sentido de garantir a qualidade da água que abastece as escolas da rede estadual de ensino.

Nessa quarta-feira (22), gestores da Seduc estiveram reunidos com representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para definir a inclusão das escolas estaduais em dois projetos de cunho socioambiental, o Sede de Aprender e o Cultivar Água. Ambas as iniciativas consistem no monitoramento da qualidade da água ofertada em escolas do Estado, promovendo ações pedagógicas de educação ambiental sobre o uso da água.

Além do secretário-executivo do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, e da gerente das Diversidades, da Educação Inclusiva e do Meio Ambiente, Fátima Rebelo, superintendentes e gerentes regionais de educação também participaram do encontro, na sede do IMA, em Maceió.

Na oportunidade, todos conheceram o material informativo sobre os projetos, consolidando, assim, a parceria, que deve contemplar todas as escolas da rede, como explica a gerente Fátima Rebelo.

“A água potável é um bem comum, mas é um bem em escassez. É preciso, portanto, orientar a comunidade escolar sobre o uso consciente, além de prezar pela qualidade da água consumida nas dependências das unidades. Dessa forma, abraçamos os projetos como mais uma ferramenta da educação ambiental. Agora, a próxima etapa será promover um momento formativo com os técnicos das Gerências Regionais e os gestores escolares, dando o pontapé inicial à iniciativa”, afirmou Rebelo.

As ações do projeto Sede de Aprender, criado em 2021 pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio dos Núcleos de Defesa da Educação e de Defesa do Patrimônio Público, tem por objetivo fiscalizar a distribuição e a qualidade da água nas escolas alagoanas, bem como o saneamento básico existente nas unidades de ensino.

Já o projeto Cultivar Água, criado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), é uma iniciativa que propõe um novo repensar e agir sobre o ciclo da água na escola, por meio da construção coletiva de uma proposta pedagógica. A iniciativa busca também ampliar essa reflexão para além da comunidade escolar, visando à mudança de comportamento e à apropriação de metodologias de uso, reuso e destinação da água nas unidades familiares.

*Sob supervisão

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Estudantes visitam APA do Catolé e conhecem processo de tratamento da água
Próximo Rodrigo Cunha cobra Flávio Dino sanção urgente de projeto que garante criação de mais Delegacias da Mulher com atendimento 24 horas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *