A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, entre primeiro de janeiro e 11 de setembro, 14 toneladas e meia de cocaína. O número é 20% maior do que as apreensões realizadas no mesmo período do ano passado. No mesmo período, a PRF apreendeu 233 toneladas e meia de maconha.
Já a Polícia Federal foi responsável pela apreensão de 67 toneladas de cocaína entre primeiro de janeiro e 31 de agosto. Segundo a PF, as apreensões de cocaína, até agosto, já representam quase 85% de tudo que foi apreendido em 2018.
Nos primeiros oito meses do ano, a Polícia Federal também apreendeu 150 toneladas de maconha, nove toneladas de semente de maconha, 835 mil mudas de maconha e mais de 875 mil pés da droga.
Segundo a PF, as apreensões de maconha vêm caindo em razão das grandes operações de erradicação no Paraguai (Operação Nova Aliança em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai). Mais de 751 hectares de plantação de maconha foram erradicados este ano, o que representa 2.452 toneladas de maconha.
A Polícia Federal informou que a política de combate às plantações nos países produtores de maconha será, em breve, estendida a países que produzem coca.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Sem Comentário