Tratamento é disponibilizado nas Unidades de Saúde, Caps e Teleterapia
Neste dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Secretaria de Saúde de Maceió, reforça a importância do diálogo e do cuidado com a saúde mental. Este ano, a campanha do Setembro Amarelo tem como tema “Cada passo é um ato de cuidado” e o município destaca a rede de apoio disponível para acolher quem precisa de suporte.
O município de Maceió possui uma rede de atendimento psicossocial, composta por profissionais que atuam em Unidades de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, com o intuito de oferecer os cuidados necessários com a saúde mental para tratar de doenças como ansiedade, depressão, estresse e síndrome do pânico, por exemplo.
Nas Unidades de Saúde, psicólogos e psiquiatras cuidam de transtornos leves ou moderados, que necessitam de acompanhamento contínuo, de acordo com as especificidades de cada pessoa.
Já nos Caps, o cuidado é destinado a casos de adoecimento mental grave ou persistente – incluindo uso de álcool e drogas -, e contam com uma série de profissionais para a recuperação da saúde e autonomia do usuário. O atendimento multiprofissional e integrado ainda conta com o trabalho de psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pediatras, profissionais de educação física, assistentes sociais e oficineiros.
“O acesso ao atendimento psiquiátrico nas Unidades de Saúde é feito pelo atendimento prévio do clínico-geral que pode encaminhar o paciente para o agendamento no Pronto! O atendimento com psicólogos é feito por demanda espontânea, sem encaminhamento médico”, destaca Roseane Farias, coordenadora de Atenção Psicossocial da SMS.
Nos cinco Caps do município de Maceió, o acesso ao serviço é feito pela procura espontânea por cada centro. No local, os usuários são acolhidos e atendidos pela equipe multiprofissional. Há casos em que o usuário pode ser direcionado para outro ponto de atenção em saúde ou na rede hospitalar da capital alagoana.
Os Caps ficam localizados nos seguintes locais: CAPS AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), CAPS Dr. Rostan Silvestre(Jatiúca), CAPS Enfermeira Noraci Pedrosa(Jacintinho), CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho(Bebedouro) e CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira(Serraria).
Teleterapia
Maceió conta também com o serviço de Teleterapia, serviço que disponibiliza atendimento gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, com profissionais qualificados e prontos para ouvir os usuários. Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com o número(82) 3312-5492.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário