Dezembro Vermelho: Sesau alerta sobre os cuidados com a prevenção da Aids


Neste ano, entre janeiro até agora, foram contabilizados 152 casos da doença em Alagoas

Neste Dezembro Vermelho, as autoridades de saúde de todo o mundo estão voltadas para intensificar o cuidado sobre as medidas de prevenção contra o vírus HIV, causador da Aids. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta para que as pessoas não ignorem os cuidados preventivos à doença. Isso porque, neste ano, de janeiro até a última quinta-feira (30), foram contabilizados 152 casos de Aids em Alagoas, contra 148 casos no mesmo período do ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).

 

De acordo com o MS, a Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido pela sua sigla HIV. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 

Ainda segundo o MS, pessoas vivendo com o vírus do HIV e/ou Aids que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável, podem transmitir o vírus a outras pessoas, por meio das relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações, pois quanto antes for detectada a sorologia positiva para o HIV, maior a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus.

Por ser transmitida principalmente pela via sexual, os médicos orientam sobre a importância das relações sexuais protegidas. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente os preservativos masculino e feminino, que podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios alagoanos.

 

PrEP e PEP

 

Uma das formas de se prevenir do HIV é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

 

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Ela deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Fernanda Cavalcanti comemora os 28 anos do Assentamento Frutuoso
Próximo IMA autua Braskem em mais de R$ 72 milhões por risco de colapso da mina 18

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *