Os candidatos aprovados no concurso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) referente ao Edital nº 127/2022 que se autodeclararem negros e optaram por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras, deverão passar pela etapa de banca de heteroidentificação do concurso, que é uma fase obrigatória rumo à classificação final no certame. A realização da banca de heteroidentificação é de responsabilidade do Ifal e a informações sobre o processo já estão disponíveis desde a manhã desta quinta-feira (2) nos sites www.fundepes.br e www.copeve.ufal.br.
Organizado pela Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa) em parceria com a Copeve (Núcleo Executivo de Processos Seletivos) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o concurso do Ifal referente ao Edital nº 127/2022 contou com mais de 12 mil inscritos e provas em 8 de janeiro. A oferta de vagas foi para os cargos de Assistente em Administração, Técnico em Agropecuária, Contador, Engenheiro/Civil e Engenheiro/Eletricista.
Na banca, os candidatos cotistas são avaliados por uma comissão especializada constituída pelo Ifal, assegurando o direito do acesso de negros e negras ao funcionalismo público como previsto na legislação. O objetivo da heteroidentificação racial é garantir que os candidatos que ingressarem nas vagas reservadas para pessoas negras sejam realmente negras. Assim, diminui-se a possibilidade de fraudes no sistema de cotas. Desde 2014, a Lei 12.990 prevê a reserva aos candidatos negros de 20% das vagas oferecidas em concursos do serviço público federal.
“As cotas para negros e negras são previstas em Lei e precisam ser respeitadas. E esta etapa do concurso, sob a alçada do Ifal, pretende realizar esta seleção de forma justa, democrática, transparente e impessoal. Por este motivo, todos os candidatos que se autodeclararam negros e negras devem estar muito atentos às normas e prazos do Edital nº 127/2022, consultando os sites da Fundepes e da Copeve a fim de não perderem esta fase vital rumo à classificação final e à tão desejada vaga no serviço público”
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