Competição promovida pelo Governo de Alagoas leva o nome da melhor atleta de todos os tempos do futebol feminino
A Copa Rainha Marta chega à final da sua 8ª edição no próximo domingo (01/09), com a disputa entre UDA e Canoense, às 15 horas, no Estádio Rei Pelé. Além de levar o nome da maior atleta de todos os tempos do futebol feminino, a competição organizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), vem revelando grandes nomes para o futebol em âmbito nacional e internacional.
Desde o seu início, a maior competição de futebol feminino do Nordeste tinha como objetivo principal promover a inclusão social e o fortalecimento da modalidade na terra da “Rainha Marta”.
Com o passar do tempo e das edições, o torneio recebeu ainda mais investimentos. A primeira edição em 2015 contava com apenas 8 equipes, passando para 16, 24 e atualmente 32 times da capital e do interior.
Devidamente fortalecida, não demoraria para a competição apresentar grandes talentos para o futebol feminino. Várias atletas já conseguiram vestir camisas de times tradicionais de Alagoas, do Nordeste e outras regiões. Mas cinco atletas se destacam nessa lista.
Jogando fora do país, a atacante Geisy Ferreira, a “Pretinha”, natural de Maragogi, já atuou pelo Madrid FC da Espanha, Benfica de Portugal e atualmente veste a camisa do Manchester United da Inglaterra. No exterior, também está a meio-campo Brenda Woch, que defende o Toluca do México.
Jogando em solo brasileiro, por grandes equipes do cenário nacional, a lateral-esquerdo Bárbara Melo, que já passou por Avaí, Atlético Mineiro e nos dias atuais joga no Botafogo; a meio-campo Ingryd Lima, que já atuou na Ferroviária de Araraquara e joga no Palmeiras. E fechando a lista: a goleira Alice Tosta, que atuou no tradicional Iranduba do Amazonas e joga agora no Red Bull Bragantino.
Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, destacou a importância da Copa Rainha Marta.
“A competição já está consolidada no cenário do futebol feminino, seja a nível local, regional e até nacional. As meninas e mulheres que disputam, cada uma com o seu objetivo, alimentam sonhos e nós trabalhamos muito forte para oferecer essas oportunidades. É uma satisfação para nós do Governo de Alagoas, da Selaj, acompanhar a alegria delas apenas por estarem atuando, assim como também por nomes que conseguem se destacar e ganhar o mundo”, afirmou.
Curiosidade
Uma curiosidade referente às atletas que passaram pela Copa Rainha Marta: todas elas iniciaram na União Desportiva Alagoana (UDA), que já conquistou cinco títulos e está na final mais uma vez. Goleira da equipe da capital alagoana em 2018 e hoje no Red Bull Bragantino, Alice Tosta comemorou o crescimento da competição e destacou a importância do torneio para a vida das jovens atletas.
“Hoje, graças a Deus, vivo o melhor momento da minha carreira. Sempre lutei muito pelo que queria, sempre trabalhei, treinei e me doei em um sonho que lá atrás, nem imaginava que iria se realizar. Hoje já tive realizações pessoais e profissionais. Espero continuar vivendo coisas incríveis, espero chegar na seleção e representar Alagoas da melhor maneira possível. É de grande importância ressaltar o que a Marta já fez por nós. Ter uma competição com o nome dela, é algo surreal para todas que sonham e a organização está de parabéns”, afirmou.
“Quando tive a oportunidade de jogar a copa rainha Marta, meus olhos enchiam de lágrimas ao saber que era uma competição de alguém tão importante pro futebol feminino. A Marta é inspiração. É o exemplo de mulher guerreira, mulher que não desistiu e não desiste de nada. Que foi atrás dos seus objetivos, que lutou e hoje conquistou o mundo. Então, acredito que todas sonham em viver isso, em jogar futebol e ter mais oportunidades”, concluiu.
Seleção Brasileira
Vale ressaltar, ainda, que das cinco atletas destacadas, quatro já alcançaram a Seleção Brasileira: Geisy, Ingryd, Bárbara e Brenda, enquanto Alice Tosta está cotada para as próximas convocações.
A oitava edição da Copa Rainha Marta será concluída no próximo domingo, com a final entre as equipes da UDA de Maceió e Canoense da Lagoa da Canoa. A partida terá início às 15 horas e será transmitida pelos canais do Youtube da Selaj e da GazetaNews, além do Timaço da Rádio Gazeta.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário