Cooperação entre hospitais da Rede Ebserh na Amazônia garante assistência via SUS


A vastidão territorial da Amazônia não é barreira para a solidariedade. Hospital Universitário em Roraima recebeu medicamentos e insumos de outras unidades da região

A vastidão territorial da Amazônia, que impõe longas distâncias entre cidades e desafia a logística, não é barreira para a solidariedade e a cooperação dos hospitais da Rede Ebserh. Desde sua implantação, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) recebeu repasses de medicamentos e insumos de outras unidades da região amazônica, garantindo a continuidade da assistência via Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes internados.

As doações vieram do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGC-Ufam ) e do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU- Unifap ).

Para a superintendente do H U- UFRR, Bianca Sequeira, as doações são essenciais durante a estruturação do hospital. “Eu acho que essa é a grande vantagem do trabalho em rede: todas as vezes que um hospital está se estruturando e iniciando os seus serviços, as outras unidades apoiam, com o envio de medicamentos e produtos de saúde, principalmente na Amazônia, onde a logística para a chegada de insumos é mais difícil. Os outros hospitais da região entendem isso, porque vivenciam a mesma dificuldade”, destacou.

De acordo com o chefe da Unidade de Planejamento e Dimensionamento de Estoque, Rafael Silva do Espírito Santo, o repasse de materiais se deu após pedido do Hospital Universitário da UFRR à Rede Ebserh , considerando que os processos licitatórios ainda estavam em fase de conclusão. “Por isso, buscamos parcerias de outros hospitais da rede, para dar continuidade aos serviços prestados aos nossos pacientes”, comentou.

As transferências do HUGV-Ufam foram feitas de janeiro a julho deste ano e incluem 75 itens entre medicamentos e insumos de uso médico-hospitalar, como seringas, agulhas, cateteres, equipos, sondas, cânulas, luvas, frascos para coleta de material, compressas de gaze e ataduras. O HU- Unifap repassou 21 itens, como estetoscópios, tubos endotraqueais, cânulas de traqueostomia, fraldas descartáveis geriátricas, preservativos e medicamentos diversos.

O CHU-UFPA já enviou 89 itens, como reanimadores manuais, máscaras de oxigênio, micronebulizadores , termômetros, biombos hospitalares e suplementos alimentares, além de medicamentos. Há previsão da chegada de mais materiais do Pará.

Todos os processos de compra de materiais do HU-UFRR já foram iniciados. “Já estamos recebendo todos os nossos insumos, todos os nossos medicamentos e abastecendo o nosso hospital a partir das nossas próprias compras e licitações. Esperamos muito que, daqui a algum tempo, nós estejamos apoiando outros novos hospitais, assim como fizeram conosco”, disse a superintendente.

Fonte: GOV.BR

Anterior Petrobras produz pela primeira vez combustível de aviação com óleo vegetal
Próximo JHC entrega Praça Recife e resgata mais um espaço de convivência no Poço

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *