Elaborada pelos departamentos de Emergências em Saúde Pública e de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, que integram a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DEMSP-DSAST/SVSA/MS), a Nota Técnica Nº 18/2023-SVSA/MS destaca o quanto as altas temperaturas que vêm sendo registradas no País têm um impacto significativo na saúde humana.
A área técnica do Ministério destaca que o aumento súbito das temperaturas pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, respiratório e urinário, piorando doenças e agravos relacionados ao calor. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode levar a riscos como insolação, desidratação, queimaduras e exaustão térmica.
A Nota Técnica alerta, ,ainda que certos grupos são mais vulneráveis a esses eventos, incluindo crianças, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores ao ar livre e populações em situação de rua, entre outros. Fatores socioeconômicos, como a falta de acesso a ambientes climatizados, também aumentam a vulnerabilidade.
“A Vigilância em Saúde Ambiental vê a importância da população ter acesso à informação de como agir nesse momento de extremo calor. É importante que todos estejam cientes das recomendações enviadas pelo Ministério da Saúde”, explica a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio.
A gerente reforça que as ondas de calor são eventos sérios que exigem atenção e preparação e que seguir as recomendações é possível mitigar os impactos na saúde durante esses eventos. “Proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, é uma prioridade que deve ser compartilhada por todos. A prevenção é a melhor maneira de enfrentar as elevadas temperaturas e minimizar os efeitos severos na saúde”, informa.
Para enfrentar as ondas de calor, é fundamental seguir as seguintes recomendações:
-
Hidratação: mantenha-se bem hidratado, bebendo água regularmente.
-
Proteção Solar: use protetor solar, chapéus e roupas adequadas.
-
Evite exposição ao sol: reduza a exposição prolongada ao sol, especialmente durante os horários mais quentes do dia.
-
Atenção aos sintomas: esteja atento a sintomas como náusea, cãibras, fraqueza e dor de cabeça. Procure ajuda médica se necessário.
-
Cuidado com grupos vulneráveis: proteja crianças, idosos, gestantes e outras populações vulneráveis.
-
Em eventos de massa: durante eventos com aglomerações, garanta acesso à água e áreas de sombra.Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário