O Gabinete Civil do Estado de Alagoas abriu as inscrições para o IV Concurso de Monografia do Arquivo Público de Alagoas (APA). O edital que estabelece as regras para participar da seleção foi publicado no último dia 23 e as inscrições seguem até o dia 24 de junho na sede do APA, localizado na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá.
De acordo com o edital, o concurso tem como finalidades difundir o acervo do Arquivo Público, contribuir para a produção científica em Alagoas e consolidar o papel da instituição como espaço de preservação e construção de memória.
O concurso vai selecionar duas monografias que tenham Alagoas como espaço geográfico, com temática referenciada em qualquer tempo e com abordagem temática circunscrita a diversas áreas do conhecimento e que tenham como fontes de referência principais, ‘mas não somente’, o acervo do APA.
Cada pessoa poderá participar com apenas um trabalho, defendido e aprovado desde 2014 em instituições de ensino superior de Alagoas.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na sede do Arquivo Público de Alagoas, localizada na Rua Sá e Albuquerque, s/n, em Jaraguá, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h; ou por via postal com comprovante de recebimento.
No ato da inscrição, devem ser entregues uma cópia da monografia com identificação, em mídia digital salva em documento aberto (Word 2013 ou superior), a ficha de inscrição e o comprovante de titulação em envelope lacrado.
Os resultados do concurso deverão ser publicados em dezembro, em data a ser divulgada, em sessão pública do Arquivo Público de Alagoas, no Chá de Memória, evento mensal da instituição. Além disso, também serão publicados no Diário Oficial do Estado de Alagoas, nos endereços eletrônicos do APA e do Gabinete Civil.
Os autores das duas monografias classificadas em primeiro e segundo lugares serão premiados com a publicação editorial dos trabalhos acadêmicos. Cada edição terá 200 exemplares, com destinação de 10% da tiragem ao autor. O Arquivo Público será o editor da obra e detentor dos demais exemplares e se houver necessidade de novas reimpressões, permanecerão as porcentagens estabelecidas na tiragem inicial entre APA e autor do trabalho.
Outras informações, critérios de seleção e desclassificação, composição da comissão e julgamento dos trabalhos propostos constam do edital, disponível neste link.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário