Combate ao fumo: Programa Municipal ajuda maceioenses a parar de fumar


São cinco núcleos espalhados por Maceió que prestam assistência aos que desejam largar o vício

O serviço visa reduzir o número de fumantes na cidade. Foto: Programa de Cessação do Tabagismo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto. O mau hábito é considerado uma das principais causas de doenças – a exemplo do câncer de pulmão – e de mortalidade prematura em todo o mundo. Para garantir o suporte adequado a quem deseja largar o cigarro, Maceió conta com o Programa de Cessação do Tabagismo, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em funcionamento desde 2014, o serviço tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes na cidade e, consequentemente, dos problemas de saúde decorrentes do tabagismo. A estratégia conta com ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.

O Programa é ofertado em cinco núcleos distribuídos pela capital — II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes) e UBS Durval Cortez (Prado) e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins). Desde o início de seu funcionamento em Maceió, o serviço já prestou assistência a aproximadamente 5.000 pessoas.

Nos locais, os usuários contam com acompanhamento de equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas e médicos) durante o período de um ano. A metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é aplicada por meio de livros que surgiram de vários estudos da experiência com câncer e doenças relacionadas ao tabaco.

Para Laís Porangaba, coordenadora do Programa de Cessação do Tabagismo do Município, a iniciativa tem se mostrado uma importante aliada para que os maceioenses que desejam parar de fumar alcancem o objetivo.

“Sabemos que as pessoas que se propõem a largar o vício de fumar precisam de muito comprometimento e esforço e, por isso, é tão satisfatório presenciar os resultados que elas alcançam quando persistem, pois, durante o processo, são resgatados inúmeros benefícios à saúde, principalmente, quando nos referimos ao sistema cardiorrespiratório. Nosso papel, aqui, é ajudá-las a alcançar o objetivo com maior rapidez possível”, destacou.

Como ter acesso

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas. Durante a realização do cadastro, são coletados dados pessoais e são feitas perguntas relacionadas às condições de saúde e ao vício.

Os interessados em saber mais sobre os serviços dos Núcleos e como procurar essa ajuda, podem entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5499 (II Centro de Saúde) e 98873-5231 (Whatsapp).

Fonte: Ascom SMS

Anterior Sistema de drenagem no Benedito Bentes passa por limpeza após oito anos sem manutenção Trecho com cerca de 200 metros de extensão apresenta tamponamento total
Próximo Alunos participam de apresentação de coco de roda em alusão ao mês do folclore Crianças dançaram puderam conhecer sobre a dança tradicionalmente nordestina

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *