De 21 de maio a 4 de julho, realizadores de todo o país podem inscrever suas produções em cinco mostras competitivas e não-competitivas
As inscrições para o Circuito Penedo de Cinema 2025 estão abertas a partir desta quarta-feira (21) oferecendo uma nova oportunidade para realizadores de todo o Brasil apresentarem seus trabalhos em um dos maiores encontros audiovisuais do país. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
A edição deste ano será realizada de 10 a 16 de novembro na cidade histórica de Penedo, com acesso gratuito a toda programação, que inclui exibição de filmes, atividades acadêmicas, workshops e atrações culturais.
Serão contempladas cinco mostras competitivas e não-competitivas, que são o 18º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, o 15º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 15º Encontro do Cinema Alagoano, o 12º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 15ª Mostra de Cinema Infantil.
“O Circuito Penedo de Cinema já é um marco na agenda cultural do país e fortalece Alagoas como um polo de produção, difusão e formação na área. A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a democratização da cultura, oferecendo acesso gratuito e oportunidades aos talentos do cinema brasileiro”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
As inscrições ficam abertas até o dia 4 de julho de 2025 e devem ser feitas de forma online, através da Plataforma FilmFreeway, pelo site https://filmfreeway.com/CircuitoPenedodeCinema, e seguir as orientações da plataforma.
As obras devem estar hospedadas em plataformas como YouTube, Vimeo (com senha ou link privado), ou armazenadas em serviços como Google Drive ou Dropbox, desde que com acesso viável para download até a data limite.
Cada proponente poderá inscrever apenas uma obra por mostra e, no caso de curtas-metragens, a produção deve ter no máximo 25 minutos e ter sido realizada a partir de 2023. Para a Mostra de Cinema Infantil, serão aceitos curtas nacionais com classificação indicativa “Livre” e produzidos nos últimos cinco anos.
O Circuito manterá seu formato híbrido, com atividades presenciais em Penedo e programação online disponível ao público de todo o país.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário