Centro de Belas Artes de Alagoas promove palestra sobre a Pré-História Alagoana


Evento gratuito promete imersão nos principais achados arqueológicos e suas implicações para a compreensão da ocupação humana no estado

O curso de História da Arte, do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), promove, nesta segunda-feira (7), às 14h, palestra sobre a Pré-história Alagoana com o professor e pesquisador Dr. Jorge Luiz Lopes. O evento, que é gratuito e acontece no auditório do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), promete proporcionar uma imersão no passado arqueológico do estado.

Durante a palestra, serão abordados diversos temas relacionados ao assunto, com foco nos principais achados arqueológicos e seu impacto na compreensão da ocupação humana na região.

Jorge Luiz Lopes, que é paleontólogo e espeleólogo, é o atual diretor técnico do Museu de História Natural (MHN) e responsável pelo setor de Paleontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com quase 20 anos de experiência na área, ele possui graduação em Biologia pela Ufal (1993), além de mestrado (2001) e doutorado (2008) em Geociências com ênfase em Paleontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como professor da Ufal, Jorge tem vasta experiência em Geologia Sedimentar e Ambiental, se dedicando a temas como a paleontologia de mamíferos pleistocênicos, paleoecologia, tafonomia e espeleologia, além de contribuir em projetos de educação ambiental, ecoturismo, e elaboração de planos de manejo e estudos ambientais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destaca o evento como uma chance de nos conectarmos com a história do nosso estado.

“Eventos como este são fundamentais para fortalecer a valorização do nosso passado e ampliar o conhecimento sobre as raízes culturais e históricas que moldaram Alagoas. É uma forma de conectarmos a sociedade ao nosso legado pré-histórico, promovendo a preservação e a divulgação desse saber”, concluiu a gestora.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secult promove mais um Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas
Próximo A festa da vitória para o povo de Matriz de Camaragibe, com Fernando Cavalcante e Ramon Dantas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *