Campeonato de Futebol de Areia é palco de entretenimento esportivo para moradores do Pontal da Barra Final do campeonato contou com o apoio da Prefeitura e a participação do 12 equipes


Competição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e voltará a ser realizada apenas em 2023. 

A Arena Aldzon da Silva, localizada no Pontal da Barra, em Maceió, foi palco de entretenimento esportivo neste sábado (19). Sob um clima ensolarado, moradores do bairro assistiram à final do 10° Campeonato Alagoano de Futebol de Areia, realizado pela Federação Alagoana de Beach Soccer (FALABS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

A competição, que começou na terça-feira (15) e seguiu até sexta (18), apenas com a disputa da fase de grupos, com duelos realizados à tarde e à noite, contou com a participação de 12 equipes, sendo oito masculinos e quatro femininos. Uma estrutura para espectadores e para a imprensa foi montada em torno da Arena.

“Primeiramente, parabenizo todos os envolvidos no evento: presidentes, equipes e imprensa. Através do nosso prefeito JHC, que já tornou Maceió a capital do esporte. Esperamos que 2023 seja um ano repleto de muitas conquistas para o esporte de Maceió. Assim, ressalto que precisamos do apoio das federações e associações locais para dar credibilidade a qualquer competição, seja ela amadora ou profissional, que aconteça em nossa capital”, frisou o secretário-adjunto da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido por Chicão.

Na decisão feminina, o time Acauã Futebol Clube venceu o Real Esportiva e conquistou a Taça Feminina de Beach Soccer. A realização do torneio na categoria, segundo a FALABS, foi também uma forma de homenagear a equipe União Desportiva Alagoana (UDA), ausente na final nesta edição do torneio, mas campeã nacional da modalidade em Recife, em setembro deste ano.

Uma das destaques na decisão pelo Acauã foi a meio-campista Edivania Lima, de 21 anos. Ela compartilhou a satisfação pessoal de voltar a brilhar na modalidade.

“É sempre bom estar competindo, principalmente, ajudando minhas companheiras, que ainda não tinham participado do torneio. Já competi em dois campeonatos brasileiros, com a equipe da UDA, e participei de uma copa realizada na Pajuçara”, disse.

Apesar de não ter conquistado o título, Ana Vitória, de 22 anos, que atuou como goleira pelo Real Esportiva, destacou o empenho do grupo. “Eu já tenho bagagem no Beach Soccer, mas meu time não. Termos chegado na final, termos sido vice-campeões, foi uma grande conquista”, comemorou.

Já no masculino, a principal atração do dia, que mobilizou ainda mais espectadores, foi RR Porto de Pedras e Novo Horizonte (equipes do Pontal da Barra), elástica disputaram parte da premiação inédita de R$3.500,00, garantida pela FALABS, conforme divulgado pela Semtel no começo da semana.

A maiora das jogadoras do time feminino campeão participaram da competição pela primeira vez, revelou Edivânia. 

Considerado melhor atleta do torneio, Kleverson Santos, de 24 anos, ajudou o RR Porto de Pedras a conquistar o lugar mais alto do pódio.

“Estou muito feliz com meu desempenho no geral, independente de ter marcado gols e dado assistências. Estou há duas temporadas na equipe e todo ano o grupo do bairro (do Pontal) participa do campeonato”, contou.

Quem posou para foto ao lado dele e recebeu medalha de vice-campeão do Secretário da Semtel, Chicão, durante a cerimônia de encerramento, foi o atacante Caique Roberto, de 25 anos. Autor de nove gols no torneio, ele revelou que recentemente estava fora do Brasil comemorando importante título.

“Foi no Equador, há duas semanas, conquistei o título da modalidade com a seleção brasileira. Já é a segunda vez que disputo o campeonato estadual. É sempre um prazer estar aqui. Com a ajuda dos meus companheiros, atingi essa marca de gols”, disse.

“O carro-chefe da federação é o Campeonato Alagoano. Esse ano trouxemos o torneio para o Pontal, disponibilizando estrutura para o público e para os atletas. Então, só temos a agradecer a todos os parceiros, principalmente à Prefeitura de Maceió”, ressaltou o vice-presidente da FALABS, Cristiano Batata.

Oportunidade Única

Antes do início dos confrontos válidos, com os atletas profissionais, os organizadores do torneio promoveram uma partida recreativa com jovens dos bairros do Vergel e Trapiche e do Pontal da Barra. O dia ensolarado favoreceu o aspecto esportivo, de incentivo à saúde e entretenimento para o público presente.

Próximo as quatro linhas, quem utilizou o evento como experiência prática para adquirir mais habilidade foi a jovem Cássia Ester, de 23 anos. Com apoio da atual gestão da FALABS, ela se formou em curso de arbitragem de Beach Soccer, e é um das principais árbitras feminina da categoria em atividade. Ela revelou o que despertou seu interesse pelo esporte.

“Moro no Pontal e aqui sempre teve esse campinho. Então, eu sempre estive envolvida com o futebol de areia. Até que um dia eu vi a arbitragem durante um torneio local, tive oportunidade de conhecer e graças a gestão da federação, fui feliz de aproveitar a oportunidade de fazer o curso e consegui me formar”, disse.

Também com o apoio da Semtel os organizadores do torneio conseguiram um caminhão pipa para amenizar a poeira no campo antes e durante (nos intervalos) dos confrontos. O Campeonato Alagoano de Futebol de Areia (Beach Soccer) é realizado anualmente.

Fonte: Ascom / Semtel

Anterior Campeonato de Futebol de Areia é palco de entretenimento esportivo para moradores do Pontal da Barra Final do campeonato contou com o apoio da Prefeitura e a participação do 12 equipes
Próximo SE...

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *