Evento é organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes, em parceria com o Governo de Alagoas e o CRB
Celeiro de grandes atletas, Maceió volta a estar em foco, nesta quarta-feira (23), com a realização do Fórum Estadual de Formação Esportiva, tendo grandes nomes do esporte nacional, como Lars Grael, da vela; Magic Paula, do basquete; e André Heller, do vôlei de quadra. O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.
Organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Governo de Alagoas e o CRB, o fórum vai reunir entidades esportivas, clubes, atletas, dirigentes e a sociedade alagoana em geral para agregar conhecimento. Palestras serão ministradas e os participantes poderão conferir novidades e ver de perto três atletas de nível nacional e internacional.
A expectativa da organização é reunir mais de 800 pessoas, diretamente ligadas ao esporte, de todos os 102 municípios alagoanos, fortalecendo políticas públicas, além de capacitar gestores, dirigentes e atletas alagoanos.
O evento faz parte da programação anual do CBC, cujo objetivo é levar, aos estados, a ideia de fortalecer o esporte por meio das federações, associações, clubes e atletas.
Secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana destacou a chegada, em Alagoas, de um dos maiores eventos destinados ao setor do esporte. “O Fórum Estadual de Formação Esportiva será algo inédito para o nosso estado, reforçando, assim, o compromisso do Governo Paulo Dantas com o setor do esporte. Além disso, vamos poder interagir, agregar conhecimentos e capacitar as pessoas que fazem o esporte no estado. Não bastasse tudo isso, ainda teremos três ídolos do esporte nacional que irão contribuir com o nosso crescimento dentro e fora das plataformas esportivas”, afirmou.
A gestora se refere a três grandes personalidades do esporte nacional. Maria Paula Gonçalves da Silva, ou simplesmente “Magic Paula”, foi um dos grandes nomes do basquete feminino nacional, tendo conquistado a medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de Havana (1991), medalha de ouro no Mundial da modalidade, na Austrália (1994), e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996).
Representando uma das modalidades mais vitoriosas no cenário esportivo nacional e internacional, André Heller foi central da seleção masculina de vôlei, conquistando dezenas de títulos pelo mundo, com destaque para Copa América, Liga Mundial, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
Fechando o time de atletas olímpicos, Lars Grael levou a bandeira do Brasil por todo o mundo, garantindo títulos na América do Sul, título Mundial e duas medalhas olímpicas na vela. Além de atleta vencedor, é um exemplo de superação, tendo em vista o acidente que sofreu em 1998, no qual perdeu uma das pernas, mas que não tirou a sua força de vontade para superar obstáculos da vida.
Programa de Incentivo Fiscal ao Esporte
Durante o evento, haverá ainda o lançamento do Programa de Incentivo Fiscal ao Esporte “Marta Vieira”, que leva o nome da alagoana de Dois Riacho, eleita melhor do mundo no futebol por seis vezes. A iniciativa prevê o apoio financeiro a projetos, entidades e atletas que pratiquem modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, além de doações para o fundo do esporte para atividades esportivas.
Empresas que atuam em Alagoas e recolhem ICMS podem destinar parte desse imposto para projetos aprovados pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). É a chance que estes negócios têm de investir no esporte e ainda ganhar benefícios fiscais. Ou seja, em vez de pagar parte do imposto ao Estado, elas direcionam esse valor a um projeto esportivo com impacto social.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário