Câmara discute inclusão de livros de autores maceioenses nas escolas municipais


Escritores, poetas e educadores da capital debateram na Câmara Municipal de Maceió o “Fomento à literatura”. A audiência proposta pelo vereador Dr.Valmir Gomes teve por objetivo dialogar com o Poder Legislativo e com o Poder Executivo a possibilidade de adoção dos livros dos escritores alagoanos nas escolas do município.
O poeta e escritor Mateus Cavalcante foi um dos primeiros a falar sobre a necessidade de garantir aos estudantes o acesso ao conteúdo produzido no Estado. Vítima de uma doença rara e progressiva, ele encontrou na literatura a força para se expressar e perpetuar suas ideias.
“A literatura é uma arte. Mas é mais que isso. Ela é um instrumento da educação. Com suas diversas formas e linguagens ela tem uma característica pedagógica e precisa ser desenvolvida em nossas escolas. Ela deve ser essencial para isso”, disse Mateus.
Segundo ele, o momento é de reflexão e reconhecimento da importância da leitura e da produção literária. Em especial porque a disputa com a tecnologia tem, em alguns casos, prejudicado o desenvolvimento da literatura por parte dos leitores.
“Enfrentamos muitos percalços. Mas, temos muitos vilões na literatura. E um deles é a tecnologia. Veio para facilitar nossa vida. Mas ao mesmo tempo vem tirando o espaço, que é próprio do livro. E ele jamais pode perder o seu espaço. Ele é o guardião da memória”, completou Mateus.
Além disso, os impostos e tributos em Alagoas sobre os escritores têm criado muitas dificuldades. Isso obriga o autor a buscar serviços fora do Estado.
Durante sua apresentação, ele expôs um Plano de Fomento à Literatura para servir de referência ao Executivo Municipal, para adoção da produção dos escritores da capital e do estado.
Segundo o vereador Dr. Valmir seu gabinete tem se empenhado em discutir essa pauta já que também reconhece a importância da literatura como ferramenta de transformação. Por isso se comprometeu em levar ao Executivo a experiência de alguns municípios que incluíram a produção local de seus escritores nas escolas municipais.
Anterior Filipe Valões reúne equipe de Comunicação de todas as pastas para alinhar os trabalhos
Próximo Grande Bingo dos pais em Matriz de Camaragibe

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *